[okfn-br] [REA] Limitações de CC

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Sexta Maio 3 17:29:09 UTC 2013

On 02-05-2013 20:47, Everton Zanella Alvarenga wrote:
>     Em resumo: usou CC-BY e o material dele foi re-usado de uma forma que
>     ele não gostou (colocado a venda no Amazon, colocado no Youtube numa
>     forma que não gostou). Ele sabe que não pode recorrer aos mecanismos
>     usual de re-tirada do youtube e amazon: os "spammers" (pessoas que
>     usarem seu material da uma forma que o autor não gosta) estão no seu
>     direito. O CC permite o uso que o autor original considere
>     inapropriado.

Não fui atrás do uso específico que ele comenta, mas toda licença CC
proíbe que o material dê a entender que o autor endorsa ou está de
acordo com o produto.

Isso é o equivalente do efeito da marca que ele/você comenta dos
softwares livres e parece-me mais do que suficiente.

Afinal, se ele usou esse argumento com relação às marcas do software
livre, o problema dele deve ser dessa natureza e não outra, pois caso
contrário ele perceberia que softwares livres são usados, vendidos e
feitos o diabo deles e ninguém se incomoda, porque é justamente essa a
ideia.

>     É um exemplo que acho que a comunidade OER / REA deve responder, se
>     puder. Incentivamos e advogamos para CC-BY. Mas como equacionar isto
>     com o fato que CC não distingue entre
>       * usuários e autores corporativos vs usuários e autores indivíduos
>       * obras coletivas (software, wikipedia) vs obras de um único autor
>       * obras "frágeis" (de indivíduos, sem possibilidade de se defender
>     efetivamente) e obras "robustas" (de grandes organizações)

Ewout, isso não tem nada a ver com o que "o povo disso ou daquilo quer"
isso tem a ver com a lei de direito autoral e a questão de
incompatibilidade entre licenças.

E também tem a ver com deixar de ser fresco e entender que liberdade é
isso. Nós vimos de uma cultura que não gosta de liberdade, não é fácil
adaptar-se, mas é necessário e benéfico a todos.

Há mil maneiras melhores e mais éticas de lidar com esse tipo de
incômodo do que impor restrições de licença.

Começando por admitir que se esses derivativos tem qualquer relevância é
porque ele estava falhando em atender a demanda adequadamente e portanto
estão ajudando a promoção para ele.

E, se não tem relevância, ele não devia estar preocupado.

Agora, por que ele não usou CompartilhaIgual (SA) é outra discussão... é
engraçado ele comparar a situação com a GPL quando ele mesmo abriu mão
de usar o recurso de copyleft.

Ab raço,
do

Ni!