[okfn-br] [REA] Limitações de CC

Priscila Gonsales prigon em educadigital.org.br
Sexta Maio 3 00:11:42 UTC 2013

Interessante esse tema mesmo, quero ler depois com calma o que o "Dr.
Chuck" escreveu, ainda mais depois dos elogios do Tom. Fico pensando: quem
escolhe o CC BY tem consciência de fato de todas as possibilidades e
consequências? Até a possibilidade de simplesmente "não gostar" dos usos e
remix que se permitiu?

No comecinho de abril estive em um evento em San Diego e participei de um
grupo de discussão sobre as licenças CC, com o pessoal do próprio CC no
grupo. Mas o foco era o NC, todos afirmando que o NC não deixa claro o que
pode ou o que não pode, eles até brincaram com a música "Call me maybe"
para simbolizar essa dúvida que a licença deixaria no ar. Por exemplo,
escolas privadas usarem em sua prática pedagógica com alunos é ou não NC??
Em quase todas as oficinas que fazemos surge essa pergunta. E a gente não
tem resposta, ou seja, a resposta mais indicada seria: fale com o autor!

Bom, outra coisa que me chamou a atenção recentemente foi uma apresentação
do staff do CC para a educação que só "reconhece" o uso educacional de
licenças até o CC BY NC, nem citando as outras mais "restritivas".
http://www.slideshare.net/cgreen/cc-40-for-educators Sim, a questão é
polêmica, eu sei, mas oferecer todas as possibilidades e permitir a livre
escolha a meu ver é o mais oportuno mesmo e já é um avanço escolher uma
licença que não seja o simples copyright.

beijos!
Priscila

Instituto Educadigital
www.educadigital.org.br