[okfn-br] [REA] Limitações de CC

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Quinta Maio 2 23:47:34 UTC 2013

(copiando também a lista da OKFn Brasil)

Ewout, caso interessante. Não acho que sua divisão está correta "CC e o
povo do "freedomdefined"" (ao que eu adicionaria da "open definition").
Talvez eu seja uma das pessoas que está nessa categoria, mas acho que
deve-se pensar nos indivíduos, sim, principalmente para sustentabilidade
econômica no caso de alguns casos.

O compromisso desse professor em produzir conteúdo livre para fins
educacionais é formidável

http://www.dr-chuck.com/dr-chuck/resume/teaching.htm

Um exemplo, mesmo. Mas será que se ele trancar o conteúdo dele agora
deixando todos direitos reservados, ela vai se livrar do problema que o
incomodou? Do ponto de vista legal, sim, ele vai poder pedir para apagarem
alguns conteúdos protegido pela lei. Mas terá tempo, energia e recursos
para fazê-lo? Eu duvido que mudará um pouco esse quadro.

Se usaram na Amazon e ele não gostou, o que estranho, acho um pouco
diferente do uso por spammers. E o maior problema no caso, que dever se
combatido, são os spammers. Talvez no futuro, quando questões como
licenciamento de obrar for algo mais natural, teremos grupos organizados
para defender os direitos de indivíduos que, de fato, forem prejudicados.

Tom