[okfn-br] Say NO to DRM in HTML5!

Thiago Rondon thiago.rondon em gmail.com
Sábado Maio 11 20:25:50 UTC 2013

On Saturday, May 11, 2013 at 12:28 PM, Yasodara Cordova wrote:

> Hum. Fato. Meu problema é que ele já se posicionou.
> Precisa de uma opinião técnica muito convincente pra fazer o cara mudar de idéia, ate porque os argumentos a favor do DRM no HTML5 sao muito bons.
>
> Mas, ele escuta a comunidade de desenvolvimento com atenção, vc tem razao. Vai que...

Qual argumento técnico é convincente ?

DRM é baseado em um sistema de segurança obscuro, onde ninguém pode saber o que acontece. Tecnicamente é falho.

O único argumento técnico que a DRM aborda no aspecto técnico de controle é com relação a assinaturas binárias para garantir quem é o provedor do conteúdo, mas esta demanda geralmente é mais presente em desenvolvimento de software do que em distribuição de conteúdo, que acredito que o foco é este, a linguagem de apresentação HTML.

O Adobe Flash e o Microsoft Silverlight provaram que não conseguem se manter sozinhos, e não é toa que um esta sendo desmotivado o uso por desenvolvedores e outro será descontinuado. Razão pela qual o Netflix esta trabalhando nesta proposta.

Isto me parece mais um movimento político de receio de perder terreno para algum tipo de padrão fechado que possa vir, e principalmente manter modelos de negócios existentes.

A venda "casada" de conteúdo e tocador, é algo perigoso. Por que não temos soluções livres para tocadores de DVD depois de 20 anos de existência ? Pois, com esta mecânica é uma caixa preta, que só algumas empresas podem ter acesso teoricamente.

Não acredito que o HTML 5 deveria interferir neste ninho... A inovação esta aí para isto.

A Netflix que se vire para manter seu modelo de negócio sem a DRM, o que tecnicamente é bem possível. Ninguém nunca provou que o DRM é um sucesso contra cópias, não há casos reais. A única coisa que o DRM consegue é restringir o uso de seu dispositivo através do teu provedor de conteúdo.

A industria da música não resistiu ao DRM, pois seus usuários ao comprar uma música e não poder tocar no teu carro não estavam gostando muito desta experiência.... Agora, imagine você comprar um filme no teu tablet, e não poder tocar na tua TV ? Que modelo de negócio é este ? Existem tantas alternativas técnicas para garantir quem é você, por que você precisa ter controle sobre o teu dispositivo ?

A falha da DRM esta em acreditar que o inimigo é o proprietário da obra, e por isto ele acredita ter direitos sobre o device dele para realizar estes controles.

Mesmo que a proposta seja sobre a extensão do HTMLMediaElement no HTML5, não acredito que é bacana incentivar este tipo de iniciativa dentro de um padrão aberto, pois isto claramente esta criando uma aproximação perigosa e sem sentido depois de anos de briga por padrões abertos.

Minha opinião ? O tiro pode sair pela culatra.

Abs!
-Thiago Rondon