[okfn-br] Say NO to DRM in HTML5!

Diego Rabatone diraol em diraol.eng.br
Sábado Maio 11 20:44:40 UTC 2013

E outra, DRM não é uma questão técnica, é uma questão econômica de modelo
de negócio. O HTML5 permitir a introdução de DRM é, como bem disse o
Rondon, algo fora do escopo do HTML.

Seria como, por exemplo, o HTML querer impor que o uso do "userMedia" (para
captura de áudio e vídeo) só pudesse rodar em "equipamentos certificados e
registrados" para "evitar o uso de equipamentos roubados" .... Não faz
parte do escopo desta tecnologia. Se eu paguei imposto ou não, se eu paguei
pelo produto ou não, se eu paguei pelo acesso ou não, são questões
relativas ao modelo de negócio, e não questões do protocolo TCP/IP, Wifi,
HTML, etc....

Diego Rabatone Oliveira
diraol(arroba)diraol(ponto)eng(ponto)br
Identica: (@diraol) http://identi.ca/diraol