[okfn-br] Say NO to DRM in HTML5!

Iuri Guilherme dos Santos Martins iuri.guilherme.meta em gmail.com
Domingo Maio 12 19:31:21 UTC 2013

Na medida do possível eu vou me integrando cada vez mais neste meio,
contudo eu tenho que discordar plenamente Yasodara, quando tu diz que há
algum argumento técnico convincente em favor do DRM.

Eu tenho certeza que é de conhecimento amplo e todo mundo sabe que
DRM, quando analisado sob um olhar técnico, é burrice.

Os únicos argumentos em favor de usar e promover uso de DRM necessariamente
precisam passar por desinformação e burrice. Burrice seria o termo mais
apropriado mesmo.

Com certeza não é por falta de argumento técnico contrário ou por
existência de argumento técnico a favor. Se esta situação está da forma que
se encontra é por falta de participação e descaso de quem tem forças para
reverter o resultado, ou então boicote, politicagem, malandragem ou sei lá
quais são as armas que utilizam quem trabalha para garantir que esta
situação chegue neste ponto.

É provável que para resolver este problema, porque eu considero isto um
problema, e provavelmente para resolver próximos problemas, existe a
necessidade de trabalhar muito para diminuir preconceitos e segregações que
existem nas associações, organizações, coletivos, empresas, instituições e
principalmente pessoas que trabalham com software livre ou qualquer coisa
que associe "tecnologia" com "liberdade".

Não sei se tenho que ficar feliz ou infeliz por perceber que cada vez mais
os "tickets" para resolver "bugs" não envolvem mais escrever e reescrever
códigos para máquinas, e sim para "reescrever" gentes, ideias, atitudes.

Vou terminar de ler a documentação hoje ainda para determinar se tem como
incentivar muita gente para fazer soluções paralelas DRM-free compatíveis.
Mas já posso prever que isto não vai acontecer.