[okfn-br] Say NO to DRM in HTML5!

Leandro Salvador leandrosalvador em gmail.com
Quarta Maio 15 05:15:06 UTC 2013

Olá Yaso e Pessoal!

Yaso, apenas para dialogar bem brevemente com uma ponderação que você
compartilhou conosco.

Quando você diz que "seria necessário pensar em uma outra maneira de
atingir esses objetivos", talvez o DRM seja uma excelente solução técnica
para atingirmos esses objetivos. O que me parece ser o grande problema, de
fato, não é a solução técnica, mas sim a escolha política que a precede. No
caso, esses objetivos parecem ser o próprio problema.

Bem un passant, isso lembrou-me a questão da TV Digital Brasileira. Os
grupos econômicos interessados em limitar o espectro de frequências e
manter o statu quo tiveram a habilidade de fazer o debate girar em torno do
padrão digital (se japonês, europeu, estadunidense ou brasileiro), e
sublimaram o debate político: se o Brasil seria "Full HD" ou multicanal.
Gênios! Ganhou o "Full HD", como todos sabem, patrocinado pelo Ministro da
Rede Globo no governo Lula, Hélio Costa.

Talvez na W3C o debate já esteja partindo de pressupostos e de objetivos
muito problemáticos, como se realmente precisassem ser atingidos.

My 2 cents...
Abraços!

(Enviado via Linux Android.)