[okfn-br] Say NO to DRM in HTML5!

Leandro Salvador leandrosalvador em gmail.com
Quarta Maio 15 18:34:53 UTC 2013

Oi Yaso e Pessoal!

Acho que não tenho mais qualquer contribuição a fazer nesse tópico, mas
compartilharei uma questão que, a mim, permanece em aberto: é legítimo
transformarmos (nós, humanidade) as demandas da indústria cultural em
'goals' a serem atingidos por protocolos abertos como o HTML5?

Formular uma charada/problema técnico é fácil. Poderíamos fazer um
exercício e lançar milhares de desafios aqui. A questão é: quais são as
charadas/problemas/desafios que merecem ser resolvidos, e quais não
merecem? Quem faz essa escolha?

Entendo que "a indústria incipiente do video on demand pela web precisa
continuar crescendo e entregando conteúdo para o consumidor", mas isso é um
problema dessa indústria, e não da humanidade. Como muitos disseram aqui, e
na linha do que o Felipe escreveu há pouco, também acho um problemão a W3C
prestar-se ao serviço de encaixar demandas (os 'goals') controversas em
protocolos abertos. Acabamos, assim, por degradar os protocolos para
cumprir 'goals' que não são nossos, são da indústria cultural que tem um
modelo de negócios bem tosco e ultrapassado baseado em escassez artificial
e falsas demandas.

Enfim, espero que o HTML5 não atinja esses 'goals' que, nunca é demais
dizer: não são questões técnicas, mas econômicas, ultrapassadas num mundo
onde os recursos culturais não são mais escassoz (mas abundantes), e
emblemáticas de uma ideologia que vai na contramão da liberdade, a meu ver.

Anyway, muito obrigado pela consideração e pela gentileza!
Abração!