[okfn-br] Say NO to DRM in HTML5!

Yasodara Cordova yasodara.cordova em gmail.com
Quarta Maio 15 19:17:28 UTC 2013

Opa la!

Em 15/05/2013 11:31, "Felipe Sanches" <juca em members.fsf.org> escreveu:

> O "problema técnico proposto" quando "solucionado", gera um problema
> social.

Ops aqui. Quem considera isso é você,  lembre-se :) eu tambem acho e
concordo contigo, mas estou lembrando que nem todos sao ativistas pela
liberdade

Portanto, sou favorável a não tentar prover uma "solução" para
> [...]
> demandas da indústria como um "problema técnico a ser resolvido".
>
> Se a indústria está tendo dificuldades para por em prática o DRM, essa
> é uma ótima notícia!
>
> Agora... uma coisa me preocupou bastante na sua intervenção, Yaso...
> "As empresas precisam entregar o conteúdo da indústria cultural.  As
> empresas fazem parte do w3c e querem usar o html5 pra fazer isso."
>
> Esclareça pra mim se estou errado, mas me deu a impressão de que você
> quiz dizer nessa frase que como as empresas fazem parte do W3C, então

Impressao errada. O w3c é uma comunidade, existe um processo decisório bem
baseado em meritocracia e outros requisitos. E é aberto,  transparente :)

Isso é preocupante. Como fazemos
> para a sociedade também ter peso nas decisões do W3C?

A sociedade tem peso nas decisões do W3C.  O escritório w3c tem incentivado
a entrada de mais empresas para o consórcio e a entrada de mais pessoas
para os working groups. Seria lindo ter mais brasileiros como você dentro
das listas colocando a posição como sociedade civil para lutar como ações
como esta. :)

Veeeeenha!

(Leandro Salvador tambem)

> Felipe