[okfn-br] Cumprindo Lei de Acesso, IBGE libera Atlas Geográfico do Brasil para download

Diego Rabatone diraol em diraol.eng.br
Quinta Maio 23 18:14:35 UTC 2013

Jorge,

o IBGE de fato tem problemas com a conexão de seus servidores, é sempre
sofrível baixar algo do FTP deles (aliás, FTP por si só não é a melhor
solução do mundo para isso).
Mas acho que isso não deve servir de justificativa para não fornecer
material de qualidade (isso sem falar em *dados brutos* - os mapas
originais, no caso).

Eles podem "picotar" e disponibilizar vários arquivos menores, o que
melhora um pouco.

Depois *nós* podemos pegar esses arquivos e subir, por exemplo, no *
archive.org* , disponibilizar torrent, quem tem hospedagem própria pode
disponibilizar outras cópias, e por ai vai. =)

ALiás, acho que precisávamos voltar a pensar e discutir a ideia de ter um
"espaço" para fazermos mirros do que acharmos importante e oferecer
alternativas (seja ao IBGE, seja a qualquer outro órgão público).

Atualmente eu tenho subido no *archive.org* e também em meu próprio hosting.

Diego Rabatone Oliveira
diraol(arroba)diraol(ponto)eng(ponto)br
Identica: (@diraol) http://identi.ca/diraol
Twitter: @diraol