[okfn-br] [REA] Libertando a força do comum

Priscila Gonsales prigon em educadigital.org.br
Domingo Maio 26 18:53:39 UTC 2013

Muito bom mesmo, Abdo!!!

Apesar de, pessoalmente, não gostar nem um pouco do "share alike", com
exceção para softwares livres, claro. Considero muito impositivo exigir que
obras derivadas da sua obra sejam obrigadas a adotar a mesma licença que vc
escolheu. A meu ver, é democrático permitir que a escolha da licença seja
uma reflexão e não uma imposição.

Nesse sentido, um ponto que me chamou a atenção no texto foi o parágrafo:

Além do mais, todas as licenças CC carregam uma cláusula importantíssima,
mas pouco conhecida, que proíbe qualquer uso da obra que dê a entender que
seus autores aprovam ou endossam. E, como todas as licenças CC no mínimo
permitem a circulação gratuita da obra, situações comerciais em geral estão
associadas à solução de uma necessidade concreta e inovadora, pois caso
contrário a obra estaria chegando sem custo.

Acho que nós, mais familiarizados com o tema, precisaríamos pensar em
formas de tornar, então, essa clausula "mais conhecida"? Percebo que o
maior receio de várias pessoas com quem converso sobre usar o CC é
justamente esse, de acreditarem que estariam endossando as derivações a
qualquer tempo. Perguntam sempre: "como vou saber o que vão fazer, como vão
usar"? E esse raciocínio controlador me lembra muito o "share alike", que
acaba trazendo conforto para esse autor receoso. E esse conforto não seria
uma forma de controle?

Também gostaria de reforçar que o debate sobre licenças livres e/ou uso de
Creative Commons ainda é um desafio e tanto, seja pensando em REA, dados
abertos etc. Para a grande maioria das pessoas, o assunto é nebuloso e
completamente desconhecido. O texto do Abdo, por exemplo, é para uma
minoria - nós aqui - que sabemos do que ele está falando. Como podemos
contribuir de fato para disseminar essa conversa?

beijos
Priscila

--
*Priscila Gonsales*