[okfn-br] [dados educação] Evento de dados abertos em Brasília: dados em educação

Marcia Padilha marcia.pada em gmail.com
Quarta Novembro 20 00:42:40 UTC 2013

Olá Everton e amigos,

acredito que um tema fundamental para a agenda de dados educacionais
abertos é o uso desses dados para facilitar a gestão escolar com foco na
aprendizagem. Ou seja, quais as maneiras que dados são apresentados para as
equipes escolares para que tenham retorno rápido na gestão pedagógica da
escola e na gestão da aprendizagem do aluno?

A coleta mas também a apresentação dos dados têm que ser pensadas não só
para a gestão das políticas mas também para a gestão da prática pedagógica
lá na ponta, na escola. Docentes e coordenadores pedagógicos deveriam ter
esses dados como instrumento de trabalho.

A visão de futuro aqui é:  aliar Big Data + representação gráfica de
realidades complexas + personalização dos dados para alunos e escolas com
vistas a trazer inteligência de dados para a gestão escolar. Caso
contrário, os dados (ainda que abertos) viram fetiche mas não instrumento a
serviço da qualidade. Dilema clássico da avaliação...

Há pessoas e instituições pensando isso e iniciativas aqui e acolá, mas
acredito que deveria ser pauta fundamental tanto na perspectiva da
democratização como na perspectiva de autonomia escolar. Dois temas caros à
qualidade educativa.

Como veem, é um tema que me interessa bastante pelas suas possíveis
implicações para o que entendo como qualidade da educação.

O INEE do México se preocupa bastante com esse aspecto e tem vários
materiais com esse enfoque. Não sei o quanto são efetivos, mas ao menos têm
se preocupado com isso, embora bastante distante de um uso pesado de TIC
para isso.

Um abraço a todos!
Marcia Padilha
Consultora em projetos de uso de tecnologias digitais para inovação e
qualidade educativa
skype: marcia.pada
cel: 99605-9638