[okfn-br] Concursos docentes verdadeiramente públicos

Heloisa Pait heloisa.pait em gmail.com
Sexta Outubro 18 18:57:42 UTC 2013

Olá,

Escrevi no meu blog hoje
http://helopait.wordpress.com/2013/10/18/polemica-sobre-concursos-publicos-para-docentesobre
uma discussão que pode ficar interessante relativa aos concursos
públicos para docente.

Pelo que compreendi, existem hoje tentativas de transformar os concursos
para docente em coisas mais objetivas, como concursos públicos para outros
cargos. A Anpocs - ass. nacional dos programas de pós em ciências sociais -
prefere que as provas tenham caráter variado, como é hoje. Eu também acho
isso correto.

A questão é que os concursos, em larga medida, não são públicos no sentido
contemporâneo. Não temos, por exemplo, "job searches" internacionais, como
qualquer universidade mediana americana ou européia. Os concursos não são
anunciados nem realizados de modo público. E aí, claro, alguns candidatos
se sentem prejudicados e acabam lançando mão de processos. E isso é que
talvez esteja gerando essa vontade de transformar tudo em algo objetivo, ao
invés de atacar o problema em si.

Desculpe, meu poder de sintese não está lá essas coisas hoje. Enfim, o que
isso tem a ver conosco? Acho que devemos pensar nos concursos como
concorrencias públicas, pois envolvem cadeiras que valem, se não me engano,
em torno de 3 milhões de reais cada. Como essas concorrencias não são
públicas, muita gente se sente lesado. E aí a solução pode acabar
engessando mais as contratações, ao invés de aumentar a competitividade.

Não sei bem o que fazer, mas estou lançando o desafio. Quem sabe encaminhar
proposta para o Ministério Público que parece que é quem está querendo
"objetificar" os concursos? Não sei...

Abraços,

Heloisa