[okfn-br] Chamada a OKF e a seus membros

Heloisa Pait heloisa.pait em gmail.com
Segunda Outubro 21 19:57:17 UTC 2013

Olá a todos,

Peço perdão por não ter escrito antes. Eu estava realmente atribulada com a
visita do Scott, que foi um sucesso, e aproveito para agradecer ao Everton
pelo apoio dado no II Seminário Internacional Gênero. Sexualidade e Mídia
em Bauru, com a sua presença, seu workshop e sua ajuda anterior me
colocando em contato com estudiosos e ativistas dos meios de comunicação.

Penso que havia várias questões no apoio ou não ao discurso da Dilma. Vou
colocar minhas posições aqui, pois podem surgir novamente.

A OKNF deve ou não ter posições políticas? Penso que sim.

Suas posições devem se restringir a questões ligadas ao conhecimento livre?
Penso que sim, mas com ressalvas.

Questões que tangenciam o conhecimento livre podem ter nosso apoio. A
questão dos whistleblowers está nesse escopo, pois eles sofrem com a
"personalização" da publicidade. Ou seja, são as Cassandras, as pessoas que
revelam os pepinos.

Questões muito sérias que tem a ver com direitos humanos e valores gerais
que nós professamos também podem ter nosso apoio, se forem consensuais.
Caso contrário vamos ficar imersos em questões políticas e perder tempo.

Questões que não tangenciam o conhecimento aberto nem são valores nossos
importantes e consensuais não devem ter nossas posições.

No caso do discurso da Dilma (não reli o discurso, estou me baseando na
carta) não está claro qual seu significado, pois há muita coisa em jogo.

Poderíamos apoiar o Marco Civil, usando o discurso como alavanca, mas seria
um apoio ao Marco. E precisamos discutir o Marco, como ele está, etc.
Poderíamos avaliar o comitê gestor, mas não discutimos isso (e eu
pessoalmente me lembro que no início era difícil registrar o .br e então
todos nós fomos para o .com.)

Quanto à questão da privacidade, os governos brasileiros em várias esferas
não vêem isso como prioridade. Era hora de cobrar esse respeito, talvez,
caso todos concordássemos com isso (não foi o caso na reunião na
prefeitura), mas não de louvar o governo federal.

Quanto à questão da espionagem, é lamentável mas existe e cabe ao governo
se proteger. Parece que a Dilma usa gmail, por exemplo. Isso é
irresponsável, mas não é problema da OKNF.

Quanto aos cidadãos brasileiros espionados, penso que esse é o problema
(independentemente de ser objeto da OKNF ou não). Assim como os cidadãos
americanos espionados. Jornalistas, etc. Todos nós, americanos ou
brasileiros, devemos estar juntos nessa luta pela publicidade do que é
publico e privacidade do que é privado. Deixar que os governos transformem
isso numa luta nacionalista para mim é tolice ou perigoso. Temos que lutar
por princípios, e não por que governo vai ter poder de controlar que
população. mesmo porque não temos força para isso e só seremos usados em
jogos mais pesados. Mas isso é uma avaliação minha, uma interpretação.

De qualquer modo, o importante para nós são os dados públicos, pois essa é
a nossa missão, correto? No caso da espionagem, poderíamos apoiar
organizações que lutam pela publicidade das ferramentas de vigilância, por
exemplo. Seja nos EUA ou no Brasil. Isso estaria dentro do escopo da OKNF,
e não seria polêmico.

Quero saber do governo americano e brasileiro quanto investem em
vigilância, quais seus alvos, quais seus objetivos, como me monitoram, com
quem colaboram, e assim por diante. Isso é político, claro, mas é objetivo,
é neutro, e todos nós concordamos com isso, imagino.

Enfim, aí estão minhas reflexões. Agradeço a atenção!

Heloisa

Abraço,
Heloisa