[okfn-br] Fwd: Dúvidas sobre o OpenSpending

Luiz Carlos Rodrigues Chaves lucachaves em gmail.com
Segunda Setembro 2 19:03:52 UTC 2013

Prezados(as),

Ao acessar o portal http://orcamento.inesc.org.br/2013 vi detalhes da
instituição do qual trabalho, o IFPB, em
http://orcamento.inesc.org.br/26000-ministerio-da-educacao/26417-instituto-federal-da-paraiba/2012,
logo fiquei com a intenção de repassar esses dados para os professores da
minha Unidade. Mas antes gostaria de gerar comparações com outros IFs ou
até UFs utilizando a API do OpenSpending sobre o orçamento federal, que
acho que seria essa requisição
http://openspending.org/api/2/aggregate?dataset=orcamento_federal. Daí
surgiram as dúvidas em relação as agregações necessárias para gerar dados
sobre orçamento autorizado, pagamentos executado, pagamentos não executados
e percentual do total em relação ao orçamento.

Vejo que essas informações poderiam ser acessadas via o
http://orcamento.inesc.org.br/ <http://orcamento.inesc.org.br/2013>, mas
estava querendo receber os JSON até mesmo para contextualizá-los em minhas
aulas através de WebApp consumindo OpenSending e estimular esse senso
crítico cidadão sobre os gatos públicos com os meus alunos.

Em resumo, como gero dados tabulares, gráficos e ,principalmente, JSON com
os dados citados de uma unidade orçamentária?

Abraços e bom inicio de semana,
Luiz Carlos.