[okfn-br] Política de OA da Fiocruz em consulta publica

Raniere Silva raniere em riseup.net
Terça Setembro 24 21:14:27 UTC 2013

> Eles pelo jeito vão insistir nessa bobagem de "uso não-comercial", né?

Também não gosto do "uso não-comercial". Mas essa é a maneira mais fácil de dar
o passo para o acesso ao material.

> Uma pena, há grupos mesmo dentro da Fiocruz que já avançaram para além
> disso.
> Seria bom ao menos essa política preservar a possibilidade de quem não
> quer legitimar instrumentos de restrição à circulação do conhecimento.

No Artigo 17 3º Parágrafo:

     Será possível, desde que assim solicitado pelo autor, e definido no seu
     termo de cessão, a disponibilização da obra intelectual no Repositório
     Institucional ARCA com uma cessão mais ampla.

Dessa forma grupos que avançaram para além do "uso não-comercial" poderão
liberar o material sob CC-BY(-SA) por exemplo. Na minha opinião, a dificuldade
está no "responsável técnico/burocrático" que pode não quer ter o trabalho de
usar outros termos. Um outro problema é que não sei se o ARCA informa
facilmente a licença da obra.

Raniere