[okfn-br] Dá-lhe mais uma hackatona!

Gisele S. Craveiro gisele.craveiro em gmail.com
Segunda Abril 7 14:21:31 UTC 2014

Oi Tom,

Eu entendo as críticas ao modelo e também parabenizo o Gui pelo post
da experiencia na Hackatona da CET.

Mas não execro os hackthons, concursos e outras coisas do gênero. Da mesma
forma que também não critico a mera abertura de portais governamentais
e o push de uns datasets lá. Creio que tudo isso reflete o estágio que a
abertura de
dados se encontra em uma sociedade ou seja, para mim é apenas a primeira
volta
da espiral tanto do governo como da sociedade civil.

O problema é achar que abertura do governo se restringe a essa primeira
volta e nisso o seu alerta, o do Gui e de outros tem que ser levados bem
à sério. A literatura na área já aponta também que:

"Creating a participatory innovation ecosystem is about a lot more than
just publishing data sets.
 It requires doing the hosting, convening, persuading, and demonstrating
involved in inviting
 diverse people to participate. The institutional players have to be
prepared to collaborate with
the innovators; those outside government have to know how to collaborate;
civil society activists
 have to ensure that innovators know the problems that need solving; and
research is needed to
 figure out what works. Noveck (2012) "

Eu espero que a Open Knowledge Brasil faça a espiral continuar girando e
possa promover
os projetos, as iniciativas tanto as consagradas no exterior como fomentar
e apoiar
a cultura de abertura no Brasil e na America Latina. Como disse a Beth
Noveck, isso significa
trabalhar em rede com outros parceiros na academia, governo e
empreendedores.

Abs,

Gisele