[okfn-br] Como criar uma rede de capacitação para dados abertos?

Gisele S. Craveiro gisele.craveiro em gmail.com
Sexta Agosto 22 15:52:16 UTC 2014

Olá pessoal,

Envio essa mensagem na qualidade de representante da sociedade
civil na Infraestrutura Nacional dos Dados Abertos para puxar uma
discussão sobre a criação de uma rede de capacitação de
dados abertos.

Dando um breve histórico, as iniciativas desenvolvidas para capacitação
de servidores públicos envolviam alguns entes federais e estaduais,
W3C Brasil. Exemplos em:
http://www.od4d.org/category/projeto-od4d/capacitacao-e-treinamento/

Há um tempo atrás era discutida no Comite Gestor da INDA
o plano de capacitação dentro do plano de ação da INDA.
A minuta de protocolo de intenções envolvia basicamente a
SLTI(Planejamento), SNAS (Presidencia), ENAP e W3C:
https://docs.google.com/document/d/1bC3VZaF7HIFeoZpK_dLpuyYHTedPO86XEak4Dpu47ig/edit

Houve vários questionamentos em relação ao conceito e a implementação
de uma rede com o objetivo de capacitação. Um dos questionamentos
era sobre como ampliar o alcance envolvendo universidades
e outras organizações e movimentos da sociedade civil.

O protocolo de intenções mencionado não progrediu e fiquei
com a incumbência de levantar idéias para levar ao Comite
Gestor da INDA em relação a criação de uma rede para
a finalidade mencionada.

Imagino algumas possibilidades  e gostaria muito que houvesse
críticas e sugestões em relação as mesmas, bem como
outras propostas. Apenas alerto que tenho pouco conhecimento  dos caminhos
possíveis (formais e políticos) para conseguir
apoio para iniciativas de inovação dentro do governo.

Eu entendo que existiriam mecanismos como:
- bolsas
- linhas de fomento a empresas
- linhas de fomento para projetos de pesquisa
- termos de cooperação técnica
- editais para prestação de serviço

Nitidamente vejo alguns ministérios que poderiam ser de grande ajuda, mas
não sei o quanto existe interesse no MEC e principalmente no MCTI. Talvez
ajudaria começar pelo MP.

Abraços,

Gisele