[okfn-br] Economia de compartilhamento

Arthur Serra Massuda a.serramassuda em gmail.com
Sexta Agosto 29 13:02:29 UTC 2014

No grupo Telegram, um debate sobre sharing economy se desenvolveu. Como
minha participação foi considerada longa demais para a plataforma,
requisitaram que eu a enviasse para a lista. Faço referência a diálogos
anteriores, mas creio que não são necessários para a compreensão.

Esboçando: Se pensado exclusivamente nas relações de troca, sem pensar a
produção, mercado é um mecanismo de alocação de recursos, entre outros. Se
gerido a partir de preços, se referencia pela escassez e se torna um espaço
de comércio. Se pensado a partir do atendimento a necessidades, se orienta
pela gestão da abundância e pode se organizar de outras maneiras.

Como regular o acesso faz um mercado parte de uma economia capitalista ou
comercial ou parte de uma economia solidária ou dessa aí que vcs tão
discutindo. O acesso ao recurso pode dar atenção ao que o consumidor tem
($) ou do que ele precisa (necessidade). Regular o acesso para atender
necessidades exige certa consciência coletiva de quais são elas. Numa
comunidade amazônica em que a caça de um é compartilhada por todos é fácil.
Numa sociedade industrial, precisamos de tecnologia para visibilizar essas
necessidades e atende-las.

Vocês tão analisando motivação do agente econômico, se ele quer atender uma
necessidade por grana, propaganda ou ideal. Talvez seja melhor pensar a
partir da gestão do acesso de uma população a um recurso.

O preço resolve lindamente conflitos de acesso. O problema que nem sempre a
resolução é justa numa perspectiva de sofrimento humano. Como uma economia
de compartilhamento resolveria conflitos no acesso? A confiança é um
mecanismo? OK, mas não parece o bastante. A visibilidade das necessidades
de toda coletividade pode ser outro mecanismo, mas ainda uma instância
política seria necessária pra apontar prioridades, quem será excluído
naquele momento.

Exemplo: Tenho um aspirador de pó que disponibilizo para a comunidade.
Chegam pra mim duas demandas. A primeira é para uma limpeza de rotina. A
segunda é para a preparação urgente de uma festa. A instância política, no
caso eu, devo decidir se o critério é ordem de chegada da demanda ou
capacidade de espera. Quem será excluído é decisão política.

E a manutenção do meu aspirador de pó, do recurso coletivo? Fica a cargo de
quem? Outro debate.

É isso.

Arthur