[okfn-br] Existe alguma objeção em usarmos google apps?

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Quarta Agosto 6 13:17:49 UTC 2014

Opa moçada,

Acho que o papo era sobre usar google APPS, não google GROUPS.

Eu sou contra, acho usar google apps como ferramenta da OKBR uma derrota
técnica, política e moral.

Cada um individualmente pode usar o servidor de email que quiser, mas
enfiar goela abaixo google apps é hipocrisia.

Um dos principais pontos de organizarmo-nos coletivamente é atingir
patamares de abertura que não conseguíamos individualmente.

Se nem no coletivo damos exemplo, o que esperar?

Ainda mais com o google mais recentemente sabotando protocolos abertos
como a rede XMPP/Jabber, que não consegue mais comunicar-se
integralmente com o gtalk/ghangouts. (E adivinhem só uma das razões...
pq o google se recusa a utilizar criptografia entre os servidores, olha
só que coisa!! NSA, beijinho love love)

Quanto a alternativas, podemos usar o MyKolab numa assinatura
corporativa, e eles fazem um desconto para grupos sem fins lucrativos.

Ou, ter nossa própria instalação do Kolab, para o que deveríamos
contratar um sysadmin, que é algo que estamos devendo mesmo porque
vários projetos que a OKBR hospeda estão sem atualizações e com bugs de
sistema que precisam ser cuidados.

Abs,
ale
.~´