[okfn-br] Existe alguma objeção em usarmos google apps?

Andres MRM andres em inventati.org
Quinta Agosto 7 18:18:04 UTC 2014

Oi gente, vim dar meu pitaco também. Mas é um pitaco de quem
pouco contribui para a OKF-BR ou conhece a realidade financeira dela...

Acho que primeiro entra outro ponto, que você perguntou em outro e-mail Tom,
sobre o que achávamos da aproximação entre a OKF e o Google.
Pessoalmente acho lamentável. Apesar do marketing todo e das migalhas que
caem da mesa, não vejo o Google como uma "empresa boazinha".
A aproximação deles com a OKF, tanto mundialmente como nacionalmente,
me parece muito mais uma tentativa de chegar primeiro (e com tudo) no
mercado de dados abertos que está surgindo, e ainda sair bem na foto.

Voltando ao ponto inicial, do e-mail...
Imagino que em questão de custo (tanto de tempo como de dinheiro), seja
difícil bater o Google mesmo. Se fosse, ele e "a núvem" não estavam
devorando tudo por aí.
Por outro lado, como o Abdo colocou, depender tecnicamente do Google me
parece uma derrota política e moral.

Entre as opções que colocaram aqui, a contratação de um(a) "sysadmin" me
pareceu bem interessante. Principalmente se essa pessoa não cuidar
apenas do e-mail, mas der uma mão em toda a parte digital da OKF-BR,
inclusive programando, organizando repositórios, wiki, etc.
Sendo uma organização que atua no mundo digital, me parece estratégico
que ela possua gente com capacidade técnica e tempo disponível para
fornecer autonomia digital à própria organização.

Por outro lado, há a questão financeira. Tentei dar uma procurada no
blog, mas não encontrei nada sobre...
Correndo o risco (não intencional) de sugerir algo ilegal/antiético:
e o famoso R$0,5M do Google? Qual o escopo de uso dele?
Não inclui pagar alguém para cuidar da parte técnica da OKF-BR?
Ou é um escopo mais restrito?
Confesso que vejo até uma certa "poesia" em usar o dinheiro do Google
para manter nossos projetos independentes... do Google.

Agora, se o orçamento não comporta, eu ainda acho que valeria mas a
pena distribuir o trabalho de sysadmin entre nós...
Configurei um Sendmail/Dovecot esses dias e sofri bastante tb, Tom. Mas
acho que uma vez rodando não deva ter que mexer muito... (espero).

Ter um servidor nosso tb pode nos dar autonomia em outros pontos.
No servidor do Colab estamos rodando um Owncloud:
http://owncloud.org/
É um projeto bem bacana que substitui vários dos serviços do Google.
Não é tudo 100%, mas foi fácil de instalar e tem suas vantagens.
Nunca instalei o MyKolab, então não sei comparar.
Mais voltados para e-mail, existem outros projetos bacanas tb:
http://www.citadel.org/
http://roundcube.net/
No Colab, estamos rodando um servidor de Mumble tb:
http://sourceforge.net/projects/mumble/
Quem sabe não conseguimos deixar de usar Skype/Hangout?

Se quiserem, posso até instalar alguns desses pacotes no servidor da
OKF, documentar o processo na wiki... Não dá para garantir manutenção, mas
acho que com algum esforço coletivo conseguimos nos manter independentes.

Abraços!

Ps.: Sobre se adotar o Google apps faria alguém sair do grupo. Bom,
pessoalmente, eu até já pensei em participar de alguma reunião virtual
da OKF-BR, mas quando marcam via Hangout, a vontade (que confesso que já não
era muita), vai embora rapidinho...