[okfn-br] Existe alguma objeção em usarmos google apps?

Marco Túlio Pires tulio em escoladedados.org
Quinta Agosto 7 19:38:12 UTC 2014

Concordo, em princípio, que é uma derrota política e moral usarmos o Google
Apps. Não é diferente de usarmos o Office360 ou o iCloud, se Microsoft e
Apple estivessem dispostas a fornecerem gratuitamente acesso irrestrito à
ferramenta.

Acho que o problema aqui nem é o email/Calendário em si. Isso é de fácil
resolução com alternativas baratas/open/free.

A questão que mais pega no meu dia-a-dia trabalhando para a Escola de Dados
e outros projetos relacionados à Open Knowledge é a de ferramentas de
produtividade: processador de palavras, processador de planilhas,
aplicativo de apresentações de slides, criação e distribuição de
formulários...

Apesar de existirem ferramentas "FOSS" para cada uma dessas atividades, eu
ainda não conheço um serviço como o Google Apps (Google Docs, Google
Sheets, Google Slides etc) que permita colaboração remota, cada um no seu
home office e com um controle de versões de documentos que mantém a
sanidade de todos, que permita edição colaborativa em tempo real, com
acesso de qualquer computador/celular do mundo, envolvendo mesmo aqueles
com pouco ou nenhum conhecimento técnico.

Eu não saberia dizer se vale a pena pagar o preço político/moral para usar
ferramentas FOSS offline, como questão de princípio, e isso impactar na
forma como nos organizamos na vida real. Isso poderia causar um impacto
profundamente negativo na qualidade das nossas propostas, dos documentos
que descrevem nossos projetos, como os nossos parceiros nos percebem
enquanto grupo organizado e o profissionalismo do nosso trabalho.

Atualmente, tudo que a Escola de Dados (aqui no Brasil) produz em termos de
material (slides, documentos, tutoriais) começa em algum aplicativo do
Google. É assim que vamos aos encontros presenciais e podemos abrir o
conhecimento em relação ao nosso material sem burocracia e sem ter que
exigir conhecimento técnico dos envolvidos. Já cansei de dar treinamento em
que eu apenas coloco o link da apresentação no quadro e qualquer pessoa
consegue acompanhar, copiar e replicar o conteúdo, como bem entender.

Não sou contra abandonarmos os "aplicativos de escritório" do Google, desde
que tenhamos uma alternativa que não entre no caminho do nosso trabalho.
Que não crie mais problemas do que soluções. Atualmente, os aplicativos do
Google literalmente salvam os nossos trabalhos. Quantas vezes já passei
madrugadas (cada um na sua casa) editando documentos e construindo projetos
junto com outras pessoas da Escola de Dados e Open Knowledge?

É por isso que eu disse que concordo, em princípio, que trata-se de uma
derrota moral e política. Nós temos a obrigação de defender nossos
princípios que visam a abertura de conhecimento. Mas também temos que ter
sabedoria para tirar vantagem das ferramentas e recursos disponíveis, mesmo
que em ambiente fechado, para que possamos potencializar de forma saudável
o alcance das nossas atividades.

Até surgir uma solução de aplicativos de produtividade que esteja alinhada
com os princípios da Open Knowledge (e eu torço para que essa solução já
exista, eu apenas não conheço), minha sugestão é de que a gente use e abuse
do Google, sim. Se tivermos uma solução viável, eu serei o primeiro a fazer
a transição.

Digo isso sem nenhuma reserva: eu sou uma das pessoas que está colocando a
mão na massa todos os dias pela Escola de Dados e pela Open Knowledge e eu
*preciso* de ferramentas que me ajudem a trabalhar melhor e que me ajudem,
em última instância, a levar a mensagem do projeto que eu coordeno o mais
longe possível, da melhor forma possível, para o maior número de pessoas
possível. Afinal, não é por isso, também, que estamos aqui?

Abraços