[okfn-br] Existe alguma objeção em usarmos google apps?

Edgar Zanella Alvarenga e em vaz.io
Sexta Agosto 8 03:17:25 UTC 2014

> [...]
> concentra uma grande quantidade de poder nas mãos de poucas pessoas,
> sem qualquer compromisso em ser democrática e viciada em lucro para
> manter a própria existência.
> No caso do Google, é um monstro desses ai e que, ainda por cima,
> tange a omnisciência. Não me parece uma boa receita.
>
> Mais especificamente sobre como o Google vai contra a mensagem da OKF,
> na minha opinião, o ponto mais gritante, seria a questão do software livre.
> Uma vez que software fechado não é "Conhecimento Aberto", que por sua
> vez está no próprio nome da organização.

Se for levar esse tipo de argumento adiante, a OKFN não poderá utilizar a
internet ou computadores. Qual a porcentagem de open hardware existe por
trás dela? Meu sonho é que um dia seja tudo open hardware, não faço idéia
se isso é factível, mas até lá melhor não me isolar ao tomar uma posição
extremista demais. (Não acho que pensar sempre "os fins justificam os
meios" seja a melhor postura a ser adotada, a estratégia melhor é um meio
termo (que é sempre o mais difícil de ser realizado))

Nas palavras do site da OKFN (https://okfn.org/about/vision-and-values/):

Pragmatic not fanatic We are strong believers in “open” but our commitment
> is  animated by a desire to make change, not to establish our moral
>  superiority. Though we will never create closed knowledge we must
>  recognise that others may do, and that, for example, being most  effective
> may sometimes involve the use of non-open tools.
>

> Outro ponto que me incomoda é a suspeita (que não é só minha) do Google
> estar se aproximando do movimento de dados abertos para pesquisar,
> desenvolver e já entrar com algum produto que domine esse mercado também.

Agora se "auxiliar uma das maiores empresas do mundo a dominar mais um
> mercado" vai ou não contra as ideias da OKF, eu não sei.
> Só me "inclua fora" dessa.

Acho um problema ver dados abertos como um mercado. Existe uma parte
comercial por trás? Sim, existe, mas é mais sensato pensar em open
knowledge como um conjunto de idéias, filosofias, políticas públicas,
princípios, enfim. Se tiver uma empresa ou organização que se destaque
promovendo o conhecimento aberto de acordo com o que a OKFN entende por
conhecimento aberto, ótimo. Pelo menos pra mim, que concordo com a
definição adotada pela OKFN para conhecimento aberto.

> Assim como também não sei se a OKF se incomoda com o vazamento de
> dados para a NSA. Eu sim.

Acho que ninguém nessa lista deixa de se incomodar com toda a questão por
trâs da coleta de dados pela NSA. (Se tiver alguém que não liga fico
realmente curioso de ouvir seu lado, mas imagino que vai ficar com medo de
dar sua opinião neste lista. Pode me mandar um email anônimo, se quiser
criptografado ;))

Sobre a qualidade das ferramentas FOSS contra as proprietárias:

> [...]
> Mudar requer esforço.
>
> Segundo, alguns softwares livres realmente são inferiores em questão de
> funcionalidades, mas isso nem sempre inviabiliza o uso.
> Vale lembrar que software livre não cai do céu, há pessoas se esforçando
> para construí-los. Quando você simplesmente vira as costas para um
> porque ele não é "tão bom" quanto o proprietário, você o enfraquece.
> Deixa de divulgá-lo, de apontar um bug aqui ou ali, e as vezes até de
> submeter algum código novo.
> Uma das coisas que mais motivam um desenvolvedor é saber que as pessoas

Não vejo a questão como optar por usar o Google Docs/Drive como uma questão
de escolher o melhor e sim que no momento não existe uma alternativa (veja
mais abaixo).

> E, por fim, se usar FOSS vai fazer a OKF parecer menos profissional:

Ninguém nunca disse isso aqui e você nunca irá ouvir isso da OKFN. A OKFN é
um produtor e consumidor de free and open source software. Só dar uma
olhada nos repositórios dela e nas licenças adotadas em seus projetos.

> Não sei exatamente quais as suas necessidades, mas me parece que há
> ferramentas livres bem razoáveis para fazer uma apresentação, um
> relatório ou editar um documento colaborativamente.

As necessidades principais que eu vejo pra OKFN:

 * Usuários editarem planilhas ou documentos com formatação rica de forma
simultânea em tempo real
 * Comentários nos documentos
 * Histórico de edição
 * Tudo isso precisando apenas de um navegador
 * Política de restrição de acesso e edição dos documentos por grupos
distintos de usuários
 * Integração com um sistema de arquivos online compartilhado

E o mais importante que filtra qualquer solução estilo wiki, drupal com
dezenas de plugins, emacs com 0 plugins, usar git com documentos
latex/markdown:

* * Simples para usuários um pouco acima do usuário médio. *

Infelizmente não existe uma solução FOSS no momento que atenda isso. E não
consigo pensar nem em uma solução meio termo aberta. Não vejo a hora que
exista, seja lá qual for a tecnologia, pode até ser algo desatrelado do
navegador. Ou alguém coloque as idéias por trás do Google Wave (sim, foi
criado pelo google, mas atualmente é da Apache Foundation, com todo código
aberto incluindo o protocolo) na prática em um projeto que ganhe momento
com a comunidade. (Nesse caso tem o projeto Kune (http://kune.ourproject.org),
mas não sei se ele atende aos requisitos que citei acima.)

> Na minha opinião, o que compromete a imagem de uma organização é ela não
> seguir os princípios que defende.

Bom, seguir de forma extremista também ajuda a comprometer a imagem, vide
Richard Stallman.
E.