[okfn-br] Existe alguma objeção em usarmos google apps?

Andres MRM andres em inventati.org
Sexta Agosto 8 01:09:29 UTC 2014

Haha, faltaram os robôs assassinos, Edgar:
http://www.huffingtonpost.com/2013/12/14/google-robots-boston-dynamics_n_4445429.html

Pessoalmente acho qualquer grande empresa perigosa, uma vez que ela
concentra uma grande quantidade de poder nas mãos de poucas pessoas,
sem qualquer compromisso em ser democrática e viciada em lucro para
manter a própria existência.
No caso do Google, é um monstro desses ai e que, ainda por cima,
tange a omnisciência. Não me parece uma boa receita.

Mais especificamente sobre como o Google vai contra a mensagem da OKF,
na minha opinião, o ponto mais gritante, seria a questão do software livre.
Uma vez que software fechado não é "Conhecimento Aberto", que por sua
vez está no próprio nome da organização.

Outro ponto que me incomoda é a suspeita (que não é só minha) do Google
estar se aproximando do movimento de dados abertos para pesquisar,
desenvolver e já entrar com algum produto que domine esse mercado também.
Agora se "auxiliar uma das maiores empresas do mundo a dominar mais um
mercado" vai ou não contra as ideias da OKF, eu não sei.
Só me "inclua fora" dessa.
Assim como também não sei se a OKF se incomoda com o vazamento de
dados para a NSA. Eu sim.

Ótimos links, Oda! Não conhecia a versão do Etherpad para texto com
formatação.

Sobre a qualidade das ferramentas FOSS contra as proprietárias:

Acho que o primeiro ponto a ser colocado é o efeito "diferente".
Há programas abertos que não são piores do que os fechados, são apenas
diferentes. Quando eu comecei a migrar para o Linux, foi um processo
bastante doloroso, tudo nele me parecia estranho. Hoje tudo no Windows
me parece estranho e doloroso.
Mesma coisa com Latex e Word.
Mudar requer esforço.

Segundo, alguns softwares livres realmente são inferiores em questão de
funcionalidades, mas isso nem sempre inviabiliza o uso.
Vale lembrar que software livre não cai do céu, há pessoas se esforçando
para construí-los. Quando você simplesmente vira as costas para um
porque ele não é "tão bom" quanto o proprietário, você o enfraquece.
Deixa de divulgá-lo, de apontar um bug aqui ou ali, e as vezes até de
submeter algum código novo.
Uma das coisas que mais motivam um desenvolvedor é saber que as pessoas
usam o seu programa.

E, por fim, se usar FOSS vai fazer a OKF parecer menos profissional:
Não sei exatamente quais as suas necessidades, mas me parece que há
ferramentas livres bem razoáveis para fazer uma apresentação, um
relatório ou editar um documento colaborativamente.
Na minha opinião, o que compromete a imagem de uma organização é ela não
seguir os princípios que defende.