[okfn-br] Participação da OKBR no projeto Cidades Transparentes

Thiago Rondon thiago.rondon em gmail.com
Quinta Agosto 14 13:25:16 UTC 2014

Pessoal,

Vocês tem detalhes desta nova plataforma ?

Digo, por que a plataforma IOTA (Indicators Of Transparency and
Accountability) utilizada pelo Cidades Sustentáveis, é livre, e possui
diversos mecanismos já para calcular e compartilhar indicadores, além
de ter suporte para compartilhar os dados em diversos formatos e API.
Inclusive há um plugin já para o CKAN desenvolvido. Já há +350 cidades
utilizando na america latina, e já tem diversos problemas "resolvidos"
e casos de usos interessante que podemos compartilhar, e estamos
dispostos a entender outros cenários para aplicar a plataforma. Digo
isto, pois estamos em conversas com alguns movimentos e cidades, que
em breve vão disponibilizar a plataforma em seus cenários especificos
que necessitam de indicadores. Nosso objetivo é tornar a plataforma
generica para o gerenciamento de indicadores que tenham o objetivo de
transparencia e accountability.

Tom, pelo o que eu entendi, vocês estão precisando definir a
metodologia dos indicadores/indices, e isto é um trabalho bem
interessante para o teu contexto, porém se vocês tiverem interesse em
re-utilizar a plataforma para hospedar e compartilhar os dados, ela já
esta pronta pelo o que eu entendi. Segue alguns links para
conhecimento.

Redes que já utilizam:
http://indicadores.cidadessustentaveis.org.br
http://indicadores.redciudades.net/

Exemplo de re-utilização de dados:
http://indicadores.cidadessustentaveis.org.br/dados-abertos

Código fonte do IOTA:
https://github.com/awareti/Iota

Como instalar no Linux ?
https://github.com/AwareTI/Iota/wiki/Iota---Como-instalar-uma-c%C3%B3pia-no-linux

Integração IOTA + CKAN:
https://github.com/AwareTI/ckanext-iota

Apresentação sobre a plataforma:
http://www.slideshare.net/thiagorondon/iota-37196983

Se tiverem alguma dúvida sobre a plataforma, acabamos de criar uma
lista para desenvolvedores, pois há cidades e movimentos interessados
na re-utilização da plataforma.

Grupo de discussão:
https://groups.google.com/forum/embed/?place=forum/iota-users

Abs!