[okfn-br] Fazer-cracia

Edgar Zanella Alvarenga e em vaz.io
Sábado Agosto 16 13:53:23 UTC 2014

Isso é o tipo de idéia que pode ser muito bonita na teoria, mas na verdade
se for analisar mais a fundo vai encontrar diversos problemas. Um exemplo
de problema, você pode canalizar o poder de decisão em certos temas de uma
organização apenas para um grupo pequeno de pessoas que possuam maior
conhecimento de uma área específica, ou pior, por razões históricas e não
de competência necessariamente. Outro problema está no trecho que
escreveu *"indivíduos
escolhem regras e tarefas para eles mesmos e as executam"*, e se as regras
e tarefas escolhidas pelo indíviduo não estão em sincronia com as idéias da
maior parte do grupo? Por exemplo, lembro-me do Abdo enviando um email da
lista fechada para a lista aberta, talvez por ele ver o papel dele em dar o
exemplo de como uma organização mais horizontal e com maior participação da
comunidade deve ser.

E eu não entendo se você gosta tanto da fazer-cracia, por que continua a
existir uma lista fechada para discussão de quais projetos serão realizados
pela OKBR? Isso não vai contar o que você mesmo disse *"Responsabilidades
ficam atribuídas para pessoas que fazem o trabalho, em vez de
representantes eleitos ou selecionados"*? A responsabilidade de decisão dos
projetos não está atribuída ao pequeno grupo do conselho que foi
previamente selecionado por você? Ou teve uma eleição?

Mas não veja meus questionamentos como uma provocação, realmente estou
tentando entender o que realmente quer dizer com seu conceito de
fazer-cracia e até que ponto acredita que isso possa ser seguido na
estrutura da OKBR. Na prática, o que isso implicaria na OKBR?

Ah sim, você tem algum outro exemplo de fazer-cracia seguido para a
estruturação de alguma organização fora o evento Burning Man?