[okfn-br] A OKBR irá se juntar ao Plebiscito Constituinte?

Marco Túlio Pires mtrpires em outlook.com
Domingo Agosto 24 17:37:33 UTC 2014

A construção "Constituinte exclusiva" é uma contradição. Não há nenhuma
pista na teoria Constitucional que permita esse tipo de arranjo e não há
nada, em qualquer lugar (a não ser a boa fé dos envolvidos), que impeça que
uma Constituinte delibere sobre quaisquer assuntos (já que temos reunimos
uma constituinte, por que não fazer uma reforma Constitucional?). Uma
Assembleia Constituinte não deve seu fundamento de legitimidade a nenhuma
outra força (no caso, a reforma política e seus grupos interessados) a não
ser a si próprio e à soberania popular que o impulsiona.

As ideias apresentadas até agora para uma reforma política podem muito bem
serem elaboradas dentro do atual sistema de poderes, regidos pela
Constituição em vigor. Não é necessário escolher um grupo restrito de
pessoas (aliás, quem vai escolher? Como? Quem seriam?) que vão, de boa fé,
elaborar propostas que mexam APENAS em questões políticas. Não se enganem,
uma "Constituinte exclusiva" também teria Felicianos, Bolsonaros, Katias
Abreu e demais radicais de um lado e de outro. Seria um desastre e a
admissão que houve a total falência da nossa jovem democracia. Na minha
humilde opinião, não é o caso.

Quer mudar o sistema político? Escolha melhor seus candidatos.