[okfn-br] A OKBR irá se juntar ao Plebiscito Constituinte?

Deivi Kuhn deivilk em gmail.com
Domingo Agosto 24 21:59:34 UTC 2014

Não é possível mudar as coisas simplesmente votando bem. Sem uma
reforma polítcia é impossível estabelecer bons governos.

Precisamos muito de uma reforma política sim e ela só pode acontecer
através de constituinte.

Já que precisa ser uma constituinte, a melhor solução é realizar uma
exclusiva com esse tema, até porque se a câmara e senado fossem
responsáveis por ela, teríamos a manutenção de vários problemas.

Entre os pontos principais de uma reforma política está o fim do
financiamento empresarial de campanhas. Todos que atuam ou já atuaram
dentro de governos sabem o quanto incomoda esse assunto. É um desvio
completo de uma democracia que o fator decisivo para eleições seja a
quantidade de dinheiro para campanha. Empresas deveriam estar fora
desse processo.

Além disso precisamos mudar a quantidade de partidos. Por mais que eu
goste de sistemas com muitos partidos, está demais. Bastaria acabar
com as coligações nas eleições proporcionais que isso se resolveria
automaticamente.

Outro assunto importante é regras que impeçam parlamentares de assumir
cargos no executivo. Isso facilita muito a administração e evita que
parlamentares fiquem reféns de executivos (os suplentes) e dificulta
um pouco acordos baseados em troca de cargos.

Não faltam motivos para apoiar uma reforma política, mas acho que só
esses já são mais que suficientes sem falar que também são argumentos
para uma constituinte exclusiva.

Deivi

Deivi Kuhn