[okfn-br] A OKBR irá se juntar ao Plebiscito Constituinte?

Marco Túlio Pires mtrpires em gmail.com
Segunda Agosto 25 00:42:21 UTC 2014

Thiago e Deivi,

Que precisamos de uma reforma política não há dúvidas. Eu não quis dizer
que o voto é a única coisa que podemos fazer, mas a primeira. Há
instrumentos dentro da nossa democracia que permitem a reforma política que
precisamos.

Fico com a impressão de que há uma ilusão de que uma Constituinte
resolveria os problemas que as pessoas que elegemos não estão conseguindo.
Os pontos principais não foram endereçados: quem vai escolher os membros
dessa Constituinte? Por qual sistema? Se vai haver uma eleição, por que
eleger uma Constituinte se já temos eleições? Não vai ter eleição? Quem
será representado? Vamos deixar os evangélicos de fora? Vamos deixar os
empresários do agronegócio sem representação? E os empreiteiros? Isso seria
democrático?

O outro ponto é que a cartada da Constituinte é muito arriscada. Só se cria
uma Constituinte quando há total falência do sistema de governo em vigor. A
última que tivemos foi motivada pelo fim da Ditadura. Um grupo de pessoas
foi escolhido ao melhor estilo ad-hoc para escrever o texto Constitucional.
Esse grupo teve poder soberano sobre todas as instituições públicas. E é
assim que tem que ser. Não há absolutamente nada que impeça que esse grupo
de notáveis dessa Constituinte "exclusiva" não dêem o passo além e
aproveitem a situação para alterar a constituição de diversas maneiras. É
um absurdo, um tiro no pé.

Se queremos reforma política vamos fazer pressão no congresso, nas
assembléias, nas câmaras, vamos fazer campanhas para colocar os
legisladores em uma situação tão constrangedora que não haverá outra opção
senão discutir o assunto. Vamos votar melhor também.

Usar os recursos que temos para apoiar esse mecanismo fantasioso da tal
Constituinte "exclusiva" é uma perda de tempo, além de ser um desserviço
para a democracia que estamos construindo. Se há uma lição que junho13
deixou é que há potencial mobilizador na nossa população. Por que não
mobilizar nossas redes por uma reforma política usando as estruturas
democráticas que já temos? Na minha humilde opinião, a discussão começa por
aí.