[okfn-br] A OKBR irá se juntar ao Plebiscito Constituinte?

Luciano Miranda lucmira.5w1h em gmail.com
Terça Agosto 26 02:15:47 UTC 2014

Prezad em s companheir em s,

Tenho procurado, na medida do possível, acompanhar as discussões sobre o
tema. Não tenho podido me posicionar em detalhe por absoluta falta de
tempo. Concordo com muito do que foi dito aqui. E a maioria possui suas
"verdades". Apenas discordo de modo enfático que para fazermos o que
precisamos e devemos fazer seja preciso uma Constituinte. Nesse sentido
concordo com o Tom: devemos desenvolver os meios. E, inclusive no
Congresso, há bons projetos que também contemplam as TIC a serviço da
democracia, por exemplo.
Quanto a Constituinte, tomando por base experiência pessoal, testemunhei a
Assembleia Nacional Constituinte, em 1987. Fui para Brasília como
observador de uma organização. Hoje vou seguido ao Congresso como cientista
político. Posso dizer, em síntese, que naquela época existiam melhores
condições objetivas para a confecção de uma Constituição avançada do que
hoje. Confesso que, mais do que receio, tenho medo que uma nova
Constituição hoje possa acarretar regressão. A presente Constituição tem
problemas. Mas se a colocarmos na balança, seu saldo é favorável.
Contribuiu ao desenvolvimento da nossa sociedade civil, que antes dela era
bem incipiente, e à judicialização da política quando os outros poderes não
desempenham seus papéis. Portanto, creio, devamos lutar para o
desenvolvimento da legislação infraconstitucional, pois esta tem caráter
mandamental, e difundirmos propostas de qualificação da representação e da
participação democráticas. Em suma, isso. Abraços a tod em s, Luciano

*Luciano Miranda, Prof. Dr. *
*UFSM Universidade Federal de Santa Maria <http://www.ufsm.br/>*
*lattes cv: *http://lattes.cnpq.br/0417346055526390
*twitter*: @LucianoKMiranda <https://twitter.com/LucianoKMiranda>
*email:* *lucmira.5w1h em gmail.com <lucmira.5w1h em gmail.com>*
*fones:* *0XX55 3744 8964 ramal 8764*
*0XX55 9653 2121*

"*A perda do momento oportuno faz sempre abortar as maiores coisas, mas
torna sobretudo inútil a franqueza.*" (Plutarco)