[okfn-br] [thackday] Vendendo IPad 2 para manter o Queremos Saber

Sexta Agosto 29 04:50:34 UTC 2014

Olá, Mário!

Que ótimo que temos um voluntário para ajudar a manter e resolver os
problema atuais. Temos que dar uma guinada no projeto com as seguintes
tarefas, falando de forma geral:
1. uma página que explique como outros podem contribuir (código no GitHub,
quem contatar etc.)
2. configurar o postfix no servidor para enviar e-mails;
3. acharmos um voluntário que cuidade da plataforma (/admin do site);
4. alguém que cuidará do servidor onde está hospedado (um VPS no Digital
Ocean a 10 USD/mês na conta da OKBR).

No site constará quem ficará responsável por manter o serviço em dia
(software atualizado, bugs críticos) e quem vai manter o servidor
atualizado.

Antes disso, um comentário sobre uma dificuldade de um serviço técnico como
esse ser mantido de forma voluntária até hoje: quanto ocorre um problema,
demora muito para acharmos alguém com tempo para corrigir. Todos estão
muito ocupados.

A solução é alguém com algum tempo livre para o projeto e conhecimento
técnico abraçá-lo e mantê-lo. A ideia do apoio financeiro é para existir
esse vínculo (pelo menos simbólico) para quando o serviço cair, termos
alguém que sabemos que podemos contar num tempo hábil e ele volte a ter
alguma utilidade (e. g., ele ficou quase um mês fora do ar e quase não
houve reclamações; desde que subiram, ele não está funcionando pois o
Postfix não está configurado). No momento o projeto não é prioridade da
OKBR, mas se acharmos pessoas que possam mantê-lo, por que não?

Precisamos antes também verificar se o projeto ainda tem alguma utilidade.
Se o projeto não é estável e não temos como mantê-lo (financeiramente,
tecnicamente e uma comunidade ao redor), não vejo porque continuá-lo. Por
isso é importante respondermos isso.

Abraços,

Tom