[okfn-br] Comparação dos programas dos candidatos

Ronaldo Ferreira de Lima jimmy.tty em gmail.com
Domingo Agosto 31 02:42:37 UTC 2014

On Sat, Aug 30, 2014 at 09:57:42AM -0300, Everton Zanella Alvarenga wrote:
> Pessoal,
>
> inspirado no ótimo projeto idealizado pela Heloisa e lendo,
Perdoe a ignorância, que projeto é este?

> [...]
> para mim saber o que pensam  os candidatos, mas gostaria também de ter
> uma  for  de  comparar  o  que  já  está  escrito  nos  programas  dos
> candidatos.
>
> Se alguém fizer  um site comparativo, será ótimo!  Pode-se começar com
> uma planilha online.
>
> Como  temos bastante  gente que  se  informa aqui,  opiniões sobre  os
> programas são bem-vindas. Na medida  em que me informar, tento opinar.
> Se tiver tempo, crio a planilha, se ninguém fizer antes. :)

> Open Knowledge Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
Pode-se assumir um posicionamento prático quanto a análise das propostas
dos candidatos fazendo-se a seguinte  pergunta: O candidato publicou sua
proposta em um  formato livre e acessível a  todos[1]? Qualquer resposta
diferente de sim desclassificaria o candidato.

Ainda quanto à  política, há uma iniciativa do  Software Livre Brasil[2]
chamada "Carta  compromisso sobre educação  aberta para os  candidatos a
governador"[3]. É uma outra forma  de abordar a aceitação dos candidatos
quanto a questões de liberdade de conhecimento.

[1] Infelizmente costuma ser necessário lembrar "acessível a todos"
inclui os deficientes visuais :(

[2] http://softwarelivre.org/

[3] http://softwarelivre.org/portal/noticias/carta-compromisso-sobre-educacao-aberta-para-os-candidatos-a-governador

--