[okfn-br] Balanço e percepções da INDA - Fwd: Última Reunião do Comitê 2015

Gisele S. Craveiro gisele.craveiro em gmail.com
Quarta Dezembro 3 13:36:10 UTC 2014

Car em s,

Escrevo esse email como *convidada* para última reunião do ano do CG-INDA.

Como muitos sabem, meu mandato acabou em outubro e não houve candidaturas
para a representação da sociedade civil no CG. Interessados por favor se
manifestem.

Mesmo não sendo mais representante, houve o convite para participar dessa
reunião que
busca fazer um balanço da INDA no período. Como existe um conhecimento
acumulado
durante a representação, achei por bem aceitar o convite para aportar a
esse debate.

Estar como convidada porém não muda minha postura e por isso compartilho as
reflexões e
insumos enviados aos que participarão da mesma. Estão abaixo na mensagem e
no
arquivo anexado.

Gostaria também de compartilhar algumas percepções com vocês:
1 - o documento não toca no ponto do engajamento de níveis decisórios  de
mais alto escalão. Sem ter uma diretriz para ser seguida por todo governo,
acredito que dificilmente os níveis intermediários vão se envolver nas
ações
de dados abertos e provavelmente teremos uma continuidade do atual
quadro descrito no documento.

2- na relação governo e sociedade civil, foram apenas mencionados canais de
diálogos
com diferentes grupos, o que concordo integralmente, porém essa relação vai
muito
além de ter mais representantes ou eventos para escutar a comunidade.
Nesse ponto o governo pode desempenhar um papel fundamental para fomentar
um verdadeiro ecossistema em torno de dados abertos, com linhas de fomento
para
iniciativas advindas da academia, ongs e setor privado.

Caso tenham outras percepções, por favor compartilhem.

Abraços,

Gisele