[okfn-br] Brasil tem a 5ª pior lei de direitos autorais do mundo, segundo a Consumers International

Luiz Augusto lugusto em gmail.com
Terça Fevereiro 4 18:10:33 UTC 2014

Obrigado por partilhar. Ótimo texto.

Apenas algumas ressalvas quanto ao número de bibliotecários: existe este
levantamento [1], feito com base nos que eram elegíveis a votarem nas
eleições do CFB. E existe também este folder [2], com dados um pouco mais
recentes.

Um dado não disponível imediatamente na tabela do segundo link mas que se
pode obter facilmente é o da quantia de profissionais com número de CRB
inativo (ou seja, se formou, correu pedir o número ao se formar mas, por
algum motivo, depois pediu o "trancamento" da inscrição). Repara bem na
proporção de ativos e inativos...

Conheço um ou outro caso de bibliotecários que passaram a atuar "nas
vizinhanças", como por exemplo em arquivos, e decidiram "economizar"
trancando o cadastro profissional por não o usar, em um grande exercício de
solidariedade à classe... Tem também o bloco que culpa a ausência de
concursos públicos (ou seja, falta de emprego na área).

Enfim, eu poderia listar ainda umas outras mil coisas da área, mas já ia
ficar off-topic, e até beirando o anti-ético, mas o que eu quero dizer é:
cozinha com bastante carinho, que não houve mentira em quem te disse, para
o relatório, da apatia profissional (está mais para caso de depressão
profunda, mas enfim).

Há uma militância interessante na parte de literacia da informação e
formação de novos leitores. De repente, trabalhar a ligação desse tema com
a questão dos direitos autorais ajude a sensibilizar para mais outros temas.

[1] - http://rabci.org/rabci/censo
[2] -
http://crb10.blogspot.com.br/2013/07/total-de-bibliotecarios-no-brasil.html