[okfn-br] Sábado: Mesa redonda sobre o Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

Caru Schwingel caruschwingel em gmail.com
Sexta Fevereiro 14 12:03:54 UTC 2014

Oda e tod em s, tudo bem?

Parece-me que a Câmara dos Deputados Federal e o Governo Federal
descobriu a roda ao fundar o "Laboratório *Ráquer*". Lembro que definições,
nexos são sim importantes em uma questão identitária, e ainda mais com
um termo que acabou por fundar uma cultura. O que se pretende? "Ráquer,
quem, cara pálida?"
Certo, claro, o brasileiro aportuguesa todos os termos, não >:-}

Segunda preocupação: o que será efetivamente o laboratório? Qual seu
fim social? Na programação do lançamento, muitos ativistas (ok), várias
pessoas que há anos vêm discutindo a abertura de dados (ok), mas e
o laboratório - além dos cargos remunerados que cria na "estrutura da
câmara" servirá para quê? Como será a política de utilização dos dados
públicos? Qualquer cidadão poderá requerer os dados, estes serão
entregues em quais formatos? Os aplicativos desenvolvidos estarão sob
quais licenças, como serão reutilizados?
Como tais aplicativos serão integrados na própria estrutura governamental?

Minhas questões advêm de uma crítica um pouco mais ampla aos
programas e ações governamentais que vêm ocorrendo principalmente
depois do atropelamento pelas Ruas (e por incrível que pareça, Governos
pareciam não entender nada do que ocorria). Estão à reboque
tentando descobrir como criar instâncias deliberativas em políticas
sociais via redes - e nisso passaram a dar voz e espaço a muitos
movimentos
ativistas.
Sei que a ação do Transparência Hacker é anterior às manifestações,
e que os hackathons são resultado delas. Mas no que mesmo as horas
e horas e horas de planejamento, programação, execução de pessoas
um tanto quanto qualificadas resultou? Como isso está virando política
pública? Como os aplicativos/sistemas/soluções foram implementados,
incorporados, utilizados?

Parece-me que alguns hackathons foram muito mais para visibilidade
dos propositores do que no sentido de uma mudança na política
governamental de dados (formatos, licenças, padrões) e/ou apoio
ao desenvolvimento de soluções efetivamente sustentáveis (que têm
uma autoria e um custo/trabalho fora das estruturas formais do "poder").

Isso!
Abraço,
Caru.

P.S - Raquelzinha, fizeram seu lab!

Caru Schwingel / @caru / 11-9688-99822 /

caruschwingel

PhD Cyberjournalism / Master Cyberculture / Journalist / Researcher /
Digital Strategist

http://lattes.cnpq.br/0205151030500381