[okfn-br] Cuidando do Meu Bairro 2.0

Andrés Martano andres em inventati.org
Domingo Janeiro 26 23:01:29 UTC 2014

Oi, pessoal!

Meu nome é Andrés e estou mestrando no Gpopai.
Desenvolvemos um projeto lá, que agora também faz parte da OKFN-Br
chamado Cuidando do Meu Bairro.
Na versão atual <http://www.gpopai.usp.br/cuidando/index.php>, feita em
PHP+Perl+Python <https://github.com/andresmrm/cuidando>, o orçamento
<http://sempla.prefeitura.sp.gov.br/orc_homenew.php> da cidade de São
Paulo é geolocalizado (pelo menos a parte que conseguimos geolocalizar)
e colocamos os pontos em um mapa.

Porém, estamos planejando uma segunda versão (2.0) em que as pessoas
poderiam criar seus próprios pontos no mapa, falando de problemas que
envolvam o coletivo, ou comentar os pontos geolocalizados do orçamento.
Para isso imaginamos um sistema onde a pessoa possa se cadastrar, criar
pontos no mapa, anexar media aos pontos, comentários, etc. Além disso,
algumas funções básicas de rede social para as pessoas poderem se
comunicar por lá.

Começamos um sistema como esse utilizando o framework Pyramid (Python)
com ZODB (BD orientado a objetos usando puro Python ), e uma estudante
de TCC fez algumas coisas básicas
<https://github.com/andresmrm/cuidando2>, mas o tempo de TCC dela
acabou. (A escolha das tecnologias foi influência minha, que já programo
em Pyramid e fiquei curioso com o ZODB)

A questão é: estamos na dúvida sobre quais tecnologias utilizar para
continuar o projeto.
- Continuamos com oq temos em Pyramid+ZODB?
- Abandonamos oq temos e passamos a desenvolver a partir do Mootiro
(Django?)?
- Abandonamos oq temos e usamos plugins Wordpress para mapas e media
(algo como isso <infoamazonia.org>)?
- ?

Abraços!