[okfn-br] Cuidando do Meu Bairro 2.0

Anderson Cardoso apierre.cardoso em gmail.com
Sexta Janeiro 31 14:49:51 UTC 2014

Oi Andrés,

Estamos trabalhando na parte de usabilidade do Maps. Temos um redesign do
sistema, que visa várias simplificações. Estamos implementando essas
mundanças aos poucos, pq temos que equilibrar com outras demandas que vão
surgindo.

Da parte de estrutura. Somente trocar linguagem/framework sem mudar
arquitetura é um erro tremendo que não costuma gerar qualquer ganho. Já
cometemos esse erro. Porém identificar problemas reais no seu fluxo e
consertá-los, mudando a arquitetura..isso sim é justificável. O que importa
é a mudança de arquitetura e não de linguagem (mas esses dois costumam
andar juntos).

A idéia de fazer um desacoplamento em serviços e redesign das camadas do
maps é: tornar mais simples construir novas interfaces sobre o 'maquinário'
que roda por baixo, torná-lo mais centrado nos dados e diminuir nosso custo
de desenvolvimento.

Quanto a linguagem.. eu considerei Python, Ruby, Scala, Node, Clojure, e
Elixir/Erlang.
Meus motivos pra escolher Ruby foram:
- sou bastante familiarizado
- é de fácil acesso pra outros desenvolvedores (especialmente pra quem já
programa em python.. é um 'pulinho')
- ecossistema muito bom (libs como pry, rspec, guard, entre outras.. ou não
tem análogo nas outras ou são muito superiores)
- rails ou sinatra
- plug and play com ferramentas excelentes (new relic, honeybadger, code
climate, heroku, etc)
- grande foco em testes e qualidade
- se fizer sentido, ganhar performance rodando na jvm com jruby (que
costuma dar menos problema do que rodar python na pypy por exemplo).
- [motivo menor] depois de muitos anos trabalhando com Django ... cansei
dele =P ... "programmer happiness" é importante.

é isso, desculpem o texto longo.
abs

Anderson

--
Anderson Pierre Cardoso
Software Engineer - IT3S / University of Sao Paulo

*http://www.apierrecardoso.com <http://www.apierrecardoso.com>*
twitter: *@apierre_cardoso* <https://twitter.com/#%21/apierre_cardoso>