[okfn-br] [ogp-br] dados biométricos; Projeto prevê sistema biométrico de identificação de recém-nascidos

Augusto Herrmann augusto.herrmann em gmail.com
Terça Julho 15 12:30:46 UTC 2014

Existem dois modos bastante distintos de identificação biométrica [1]
<http://www.gta.ufrj.br/grad/07_2/priscila/1.1.Biometria.html>[2]
<https://en.wikipedia.org/wiki/Biometrics#Biometric_functionality>:

a) a identificação, na qual o sistema compara uma biometria colhida no
momento do teste com n registros armazenados em um banco de dados
biométricos;
b) a autenticação, na qual o sistema compara uma biometria colhida no
momento do teste com um único registro que já se sabe, por outros meios,
pertencer à pessoa que pretende se identificar.

O primeiro modo, a identificação, apresenta enorme risco de invasão de
privacidade das pessoas por pressupor a existência de um banco de dados
biométrico. A única situação em que ela pode ser legitimamente necessária é
para a finalidade de investigação criminal. Os bancos de dados biométricos
para quaisquer outros fins (por exemplo, nas eleições) deveria ser proibido
pela Constituição, pois não traz nenhuma vantagem ao cidadão ou à
coletividade, concentra o poder nas mãos do detentor do banco de dados e
põe em risco a privacidade das pessoas.

Já o segundo modo, a autenticação, pode ser implementada de forma que o
próprio dono da biometria carregue um documento (por exemplo, um cartão)
que contenha a sua própria biometria. Esse documento pode conter um
atestado, por meio de certificação digital, de uma parte confiável de que
garante que fez a verificação de que aquela biometria corresponde àquela
pessoa. O documento funcionaria de forma semelhante, por exemplo, a uma
carteira de identidade "analógica", que já possui a impressão do polegar. A
biometria é armazenada apenas no documento e em nenhum outro lugar,
preservando a privacidade.

Defendo que uma lei de proteção de dados pessoais, ou ainda, a
Constituição, deveria determinar que a biometria no modo de identificação
deveria ser permitida exclusivamente para fins de investigação criminal (e
mesmo nesse caso, as circunstâncias permitidas de coleta e armazenamento
deveriam ser previa e amplamente discutidas com a sociedade civil).
Qualquer uso com finalidade distinta desta deveria ser permitido somente no
modo autenticação, garantindo a privacidade do cidadão.

[1] http://www.gta.ufrj.br/grad/07_2/priscila/1.1.Biometria.html
[2] https://en.wikipedia.org/wiki/Biometrics#Biometric_functionality

Saudações,
Augusto Herrmann