[okfn-br] [thackdaydf] [thackday] Re: PNPS: Um pequeno avanço, sob ataque

Demoulidor demoulidor em gmail.com
Segunda Julho 21 19:22:39 UTC 2014

Prezad em s Thácke em s,

Já que Inês(PNPS) tá morta, seguem alguns cents Ciberdemocráticos pra
aproveitamento em possível minuta de PL:

Dediquei horas digerindo a questão do PNPS porque penso ser chave pra
transformarmos nossa pseudo-democracia pluto-corruptocrática representativa
em uma Democracia em que realmente todo o poder emane do povo. Segue minha
análise do porque penso ser possível um PNPS que avance nossa democracia,
amplie de fato o direito a igualdade, a iniciativa, a voz e ao voto em
igualdade de condições nas deliberações das questões públicas:

Deko,

Pra definir "*controlado pelo executivo*" eu poderia listar exaustivamente
exemplos de casos reais de aparelhamentos de sindicatos(correias de
transmissão do governo em troca de cargos e favores pessoais para as
dinastias de dirigentes sindicais que se perpetuam aparentemente
democráticos nas organizações) e parlamentares pelo executivo(é sabido e
notório o balcão de negócios de cargos e verbas em troca de apoios
políticos em nossa pseudo-democracia governo de coalizão(corrupção)) e até
aparelhamentos de ONGs ligadas ao Governo(e sei que nada tem a ver com
partido/governo A ou B ou C. São as regras políticas em vigor e quem não
jogar o jogo da Corruptocracia perde o poder/oJogo). Mas vou fazer melhor e
me ater ao texto mesmo do Decreto 8243/2014
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Decreto/D8243.htm>,
que será mais enriquecedor pra esta lista e, também, é o que realmente
importa na hora que as coisas são decididas no Judiciário:

"*Controlado pelo executivo*":

Pelo PNPS proposto o povo não controla a iniciativa de realizar
Conferências Nacionais(CNs):
Propostas e ações públicas seriam decididas pelas Conferências Nacionais,
mas as mesmas somente seriam convocadas conforme a vontade do Executivo
Federal("Controlado pelo executivo"). Vejam só:

Art. 12.
Parágrafo único.  As conferências nacionais serão convocadas por ato
normativo específico, *ouvido o CGPS* sobre a *pertinência* de *sua
realização*.

Ou seja, se a maioria da população estiver revoltada querendo chamar uma CN
pra desfazer alguma sacanagem grande feita pelos políticos, ficará chupando
o dedo, como sempre, porque não teria poder de, por exemplo, com
abaixo-assinados digitais, forçar o executivo a chamar uma Conferência
Nacional.

Mas quem é o CGPS que controla a iniciativa de chamar CNs:

Art. 9º

§ 1º  O *CGPS* será *coordenado* *pela Secretaria-Geral da Presidência da
República*, que dará o suporte técnico-administrativo para seu
funcionamento.

§ 2º  *Ato do Ministro de Estado* Chefe da Secretaria-Geral da Presidência
da República *disporá* sobre seu *funcionamento*.

Então? As Conferências Nacionais seriam ou não de total controle do
Executivo?

Sobre as outras instâncias de Participação social vejam as evidências do
total controle do Executivo sobre: *iniciativa*(quando ocorrerá) e *Temas*/questões(o
que será discutido/deliberado), restando aos cidadãos apenas a opção de
*participar/NãoParticipar* no sentido de opinar apenas sobre as questões
que foram previamente decididas pelo Executivo de por ou não na roda
delibrativa/consultiva e votar sobre as mesmas:

Observem que para a convocação/criação/definição das instâncias
deliberativas já deverá ser definido:
Art. 11.

II - definição de prazo, tema e objetivo a ser atingido;

Obviamente, como não está explicito se estas definições acima serão ampla e
democrticamente votadas, quem tem o poder de publicar (O Executivo por meio
da SNPS: Art. 7o § único) para compor/criar/convocar as instâncias de
Participação terá o poder de decidir previamente prazo, tema e objetivo a
ser atingido.

Agora o mais importante sobre o PNPS possibilitar ser ou não ser "*controlado
pelo executivo*": Como não há um único texto do decreto que obrigue o
executivo a aceitar qualquer pessoa ou instituição que simplesmente se
inscreva como participante do PNPS, então quem é que obrigaria o executivo
a aceitar X e não aceitar Z? -Me mostrem, me corrijam, mas por favor,
usando somente texto do decreto que é o que vale no judiciário.  - Do
decreto temos apenas a certeza de que quem decide sobre a composição das
instâncias de Participação Social seria quem publica os atos e que é
Executivo(mais uma evidência de: "*Controlado pelo executivo*"?):

Art. 7º
Parágrafo único.  A *Secretaria-Geral da Presidência da República*
*publicará* a relação e a respectiva *composição das instâncias*
integrantes do SNPS.

Mas alguém pode alegar que tudo seguirá as 6(seis) diretrizes democráticas
apresentadas no Art. 10 como eleições de representantes, consultas prévias,
diversidade, transparência, etc... Mas isso é só depois que o Tema/questão
a ser deliberada já foi decidida pelo executivo.

Aliás o Art. 10 permite que a maioria dos membros das instâncias sejam do
governo, já que no seu inciso I apenas diz que a relação Sociedade x
governo seria *preferencialmente*, paritária, e não obrigatoriamente
paritária.

Ora, *decidir o que se quer deliberar já é meia deliberação e as vezes é
deliberação e meia*(e geralmente deve ocorrer quando se escolhe o momento
psicológico ideal para submeter deliberações: comoção geral sobre um fato
hipermidiatizado: Ex. Morte do menino João Hélio, Caso Isabela que permitiu
manobras jurídicas da acusação nunca antes aceitas em nosso ordenamento
jurídico pra satisfazer a sanha da nossa imprensa que mediatizou o caso
sabe-se lá pra lançar cortina de fumaça em quê(eu ainda farei uma linha do
tempo com as principais maracutais de interesse da Mídia rolando
comcomitantemente a estas catarses coletivas pra desvendar estes mistérios,
já que Isabeles e João Hélios morrem quase todos os dias e ninguém dá 1
pio), Caso Lei Cincarelle:
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=563 )

Então, pelo exposto, penso não ser honesto publicar num FAQ(ver notas
taquigráficas do Senado Federal
<http://www.senado.gov.br/atividade/plenario/sessao/disc/getTexto.asp?s=099.4.54.O&disc=86/3/S>):
"O que o Decreto nº 8.243/2014 não faz? r. Não submete as instâncias de
participação a qualquer controle centralizado". Isto porque o controle
centralizado já é feito antes mesmo da instância funcionar, na iniciativa
dela funcionar, sobre que Temas irá tratar e quem irá ou não compor estas
instâncias que, pelo visto, será definido pelo Executivo Federal através da
CGPS->SNPR/PR.

*Conclusão*:
Eu penso que *o problema todo* que poderá transformar a excelente
iniciativa(boa intenção) deste PNPS em ferramenta populista *é a falta de
compromisso do executivo*, na letra do decreto, *com a iniciativa popular*.
Se a iniciativa é somente do executivo penso que já começa viciada a nossa
Democracia Participativa. Pelo PNPS o povo somente participaria quando
convidado. Seria como Plebiscitos e referêndos que sabemos serem ótimos
mecanismos de manipulação para governos populistas. Agora lembrando nossa
carta magna:

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo
voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei,
mediante:

I - plebiscito;

II - referendo;

III - iniciativa popular.

Vejam que a 3a ferramenta de nossa soberania popular, a Iniciativa Popular,
está fora do PNPS. Caramba! *Todo o poder emana/inicia do povo*. Estão
negando a iniciativa popular???!!! *Cadê o poder de iniciativa que é onde a
democracia começa!* Ou estou enganado? Me mostrem na letra fria do Decreto
8243/2014 que estou errado? Se a Iniciativa Popular está realmente fora do
PNPS, então esta política poderá sim, se não abrir iniciativa aos cidadãos,
degenerar para um mecanismo pseudo-democrático pra que, quem comprar o
executivo, possa fazer ser apreciada e aprovar medidas, a priore,
antipopulares ao governo mas que seriam mais aceitáveis sob o manto da
vontade do povo?

Espero estar errado, me corrijam por favor, mas é o que eu consigo enxergar
com o esforço de ter lido e estudado todo o decreto, todos os links aqui
postados e todos os comentários anteriores.

Desejoso por somar esforços em promover um PNPS que realmente garanta que
Todo o poder emane do povo,

Abraços Ciberdemocráticos!

Denis Moura de Lima
(Demoulidor Ciberdemocrático)
t: @demoulidor
Skype: demoulidor

"Se todo o poder emana do povo (§único do Art. 1º da CF1988)
Então que venha a Democracia Direta via Internet
 e o povo diretamente fiscalize e delibere leis e as realize
por força de ações no mundo virtual para o real"!
http://bigbangmicrocosmico.blogspot.com
https://www.facebook.com/Demoulidor
<http://www.facebook.com/profile.php?id=100002478571223>

Obs: Quem achar que consegue pode me bater a vontade. Acabei de sobreviver
heroicamente defendendo o PNPS em um fórum de coxinhas pra tentar mudar a
opinião de 300 bons formadores de opinião de que um PNPS seria melhor para
o Bem comum do que Política sem PNPS e quem não gosta de Democracia Direta
é quem gosta de toma-lá-dá-cá/corruptocracia/autocracia/concentração de
poder na mão de poucos pra interesses individual. Eu ainda acredito na boa
intenção de quem bolou este PNPS do decreto e penso que ainda poderemos ter
um PNPS que realmente devolva o poder ao povo e um PNPS não só no Executivo
mas até mesmo nos demais poderes. Sinceramente penso que seria bom
elaborarmos um PL decente e deixar bem claro o poder soberano da Iniciativa
Popular e os limites do executivo(aqueles lindamente apenas no FAQ
<http://goo.gl/mIgED5>) no texto da lei.