[okfn-br] Arthur Massuda no conselho consultivo da OKBr

Segunda Junho 2 13:26:56 UTC 2014

Pessoal,

legal que mais pessoas estão ajudando com isso! Se cada um fizer um
pouquinho, estaremos funcionando como idealizamos, em rede, sem ficar
tudo nas mãos da parte executiva, apesar dela ter mais tempo de
dedicação.

Rafael,

respondendo à sua pergunta, o conselho consultivo foi idealizado de
forma bem próxima ao papel do da Open Knowledge central:

"The Advisory Council is an informal group who are consulted on
various matters to do with Open Knowledge activities, strategy and
operations, but hold no legal responsibility for the organisation. The
Advisory Council exists to advise Open Knowledge team members as
appropriate, and individual members may get involved with specific
projects or challenges. The advice is available both on request and
also by Advisory Council members proactively contacting Open Knowledge
team with ideas, leads or opportunities. The Advisory Council is a
group of advisors, rather than a group which aims to form consensus or
decisions."

https://okfn.org/about/advisory-council/

Por exemplo, no caso do Arthur aqui, por que o chamei? Conheço o
Arthur há anos e ele lida com questões bastante relacionadas a nossa
missão. Como tenho acompanhado alguns projetos dele recentemente e
conversamos bastante sobre assuntos em comum, inclusive problemas do
dia-a-dia que enfrente, ele tem dado muitos conselhos bons, como em
situação de conflito.

O Arthur está fazendo diversos trabalhos no norte do país, saindo um
pouco de onde estamos concentrados, mais aqui no sul do país. O
conselho consultivo pode parecer às vezes meio invisível, mas eu
converso com quase todo mundo, então as dicas e conversas são sempre
produtivas para mim. Seja um café com o Vagner, a Carol me dando um
toque no skype ou você nos lembrando do nosso compromisso com o
conhecimento livre de todas as formas (ah, e claro, a Azaleia Sideral
pentelhando :P).

Talvez seria bom pensarmos numa dinâmica entre os conselheiros que
fortalecesse nosso trabalho, mas daí precisamos ver o quanto cada
poderia dedicar o seu tempo e com que frequência.

Portanto sugestões no pad sobre essa questão seria muito legal,
principalmente vindo dos próprios conselheiros. :)

E não entrou no estatuto para facilitar a vida das pessoas e nossa. Se
colocássemos no regimento interno, não teríamos entraves legais para o
caso de querermos nos tornar uma OSCIP, principalmente porque muitos
conselheiros consultivos possuem cargos públicos, então fomos
aconselhado pelo Instituto Pro Bono a colocar isso no regimento
interno. :)

Abraços,

Tom

http://br.okfn.org