[okfn-br] Apresentação pessoal

André de Castro Cotti Moreira andre.castromoreira em gmail.com
Quinta Junho 5 17:46:31 UTC 2014

Caros Tom e Gui,

Obrigado pelos rápidos retornos e as dicas, e espero que a possibilidade de
contribuir com esse movimento realmente se concretize. Sobre o livro,
imagino finalizá-lo em aproximadamente dois meses. A questão da licença é
um dos aspectos que estou tentando entender e, confesso, cada vez que me
aprofundo no tema menos o entendo. Evidentemente, a primeira (e, por
enquanto, a assumida) alternativa é licenciá-lo pelo Creative Commons,
inclusive porque seria total incoerência licenciar o que escrevo sob a
doutrina do "todos os direitos reservados". Ao mesmo tempo,
textos indicados também por participantes dessa rede apontam situações que
estou procurando melhor entender. Dois exemplos: a opção ShareAlike (SA)
ser mais adequada à de restrição ao uso comercial (NC), em função de sérios
problemas que esta segunda geraria à liberdade de criação; e, para mim
ainda mais estranho, o exemplo de um livro licenciado pela lei do copyright
e pelo creative commons. Enfim, estou nesse pé no momento quanto à licença.
Evidente que para mim seria interessante divulgar o texto no Blog. Tenho um
resumo em PDF (exemplificando meu nulo conhecimento sobre tecnologias: não
faço ideia do que significa "versão beta"...). Se houver interesse, por
favor avisem que o envio.

Abraços e, novamente, obrigado pelos retornos,

André