[okfn-br] Status do MootiroMaps

Anderson Cardoso apierre.cardoso em gmail.com
Terça Junho 10 16:44:12 UTC 2014

Por conta de decisões iniciais no projeto, ele acumulou débito técnico. Nós
ficamos muito tempo correndo com mais e mais features (por conta de
investimentos que chegavam justamente para a implementação dessas
funcionalidades) e tivemos pouca oportunidade de fazer refatorações
necessárias. O codebase acabou ficando com pouca uniformidade.
Uma das principais fontes de frustação é ausencia de uma suite ampla de
tests. Isso não parece mto problematico qdo vc esta desenvolvendo, mas é
algo que volta pra te morder no futuro. Somente jogar algum codigo e ver na
tela pode funcionar pra vc desenvolver algo a principio, mas basta surgirem
mudanças de requisito que vc vê o quanto isso faz falta.

Nada como a gente passar anos batendo cabeça com projetos desse tipo, e
acumulando experiência pra hoje ter uma visão técnica bem mais ampla do
problema.

Nós estamos implementando ele para ser fácil de extender, não pra resolver
somente o "problema" imediatamente a frente.

Tomando a localwiki de exemplo. Ela faz várias das mesmas premissas q
fizemos no Maps antigo (anterior ainda a batches, projetos, camadas,
clustering, relations e etc), e sem tests. Logo para alterarmos o código
dele iamos ter q refatorar o sistema inteiro (sem tests == pesadelo) para
refazer exatamente o que já existe no Maps hj. No Meppit nós arquitetamos
ele desde o início para resolver esses problemas, que já são conhecidos por
nós, pq já brigamos com eles por anos.

abs

Anderson

Em 10 de junho de 2014 12:56, Everton Zanella Alvarenga <tom em okfn.org.br>
escreveu:

> Em 10 de junho de 2014 12:53, Anderson Cardoso <apierre.cardoso em gmail.com>
> escreveu:
>
> Sem qquer chance de eu mexer com php. Tanto eu qto o Luiz somos muito
>>

> Frustrava por que? Quais as lições aprendidas?

Anderson Pierre Cardoso

<http://goog_730476546>
http://andersoncardoso.github.io  |  @apierre_cardoso
<http://twitter.com/apierre_cardoso>