[okfn-br] TSE continua impondo confiança cega sem transparência na urna eletrônica

Everton Zanella Alvarenga tom em okfn.org.br
Quarta Junho 11 19:25:50 UTC 2014

Abdo, o Helder está propondo algo sobre isso, veja abaixo (via thacker).

De: Helder Ribeiro <helder em discor.de>
Data: 11 de junho de 2014 02:15
Assunto: [thackday] Você Fiscal: aplicativo para fiscalizar a urna
eletrônica e detectar fraudes por amostragem colaborativa
Para: thackday em googlegroups.com

Oi pessoal,

Nunca fiz crowdfunding na vida e tava precisando de umas dicas e contatos.

Sou orientando do Prof. Diego Aranha, que quebrou o sigilo do voto na urna
eletrônica nos testes do TSE, e estou dando uma força com um projeto
idealizado por ele para "forçar" algum mínimo de transparência no processo
eleitoral.

A ideia é fazer um aplicativo que tire fotos dos boletins de urna e faça
checagem por amostragem contra o resultado oficial. Os boletins de urna são
publicamente afixados à porta da seção eleitoral no final das eleições e
contêm os números em agregado, para aquela urna específica, dos votos de
cada candidato.

Não serve para pegar fraude no software da urna, mas em tese poderia pegar
fraude da urna em trânsito após a eleição (extravio, troca, adulteração) e
também de manipulação do servidor do TSE que soma tudo no final. Também é
bom para deixar o TSE esperto.

Tem mais info aqui: http://www.vocefiscal.org

Enfim, desenvolver o software e, principalmente, mobilizar gente suficiente
para instalar e usar de fato o aplicativo no dia da eleição requerem uma
boa grana e uma capacidade de articulação foda que a gente ainda não tem.

Para a grana estamos pensando em crowdfunding, para a articulação, um
milagre. Se alguém achar que vale a pena e quiser dar uma força, indicar
gente com quem deveríamos falar ou saber mais sobre o projeto me dá um
toque. Não consigo pensar em lugar melhor do que essa lista para procurar
gente que se interesse por isso :) Muito obrigado!

Abraços,
Helder

--
+55 11 98955-8070