[okfn-br] Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - solicitação de apoio

Gisele S. Craveiro gisele.craveiro em gmail.com
Quarta Junho 11 21:37:19 UTC 2014

Oi Tom,

Eu não gosto de coisa às pressas e acho que vale muito mais a pena, por
> exemplo, escrevermos um post reflexivo num blog nosso do que assinar
> cartas, muitas vezes (a maioria?) com impacto nulo - não que seja o caso,
> pois estou meio por fora do contexto.

Não sei muito bem qual a metodologia para avaliação de impacto de
assinaturas em documentos.
Acho que isso é burocratizar um processo que tem que ser ágil.
Blog post ? Ok, condição desejável mas nem sempre possível. Em muitos
contextos o que valerá é
o posicionamento público em uma carta aberta que esteja sendo veiculada em
meios de comunicação
e/ou usada em reuniões em que as pessoas em questão mal vão saber que a
entidade tem um blog.

> Não sei se essa carta começou a ser redigida faz tempo, mas ela apenas
> exemplifica um problema que venho sentido da dita sociedade civil
> organizada: ela é muito desorganizada.

Ok, não vivemos em um mundo ideal e temos que ter clara a estratégia para
enfrentar isso.

> Não acredito que precisamos ter pressa em casos como esse. Nossas ações
> coordenadas vão valer muito mais do que aparecer nosso nome numa carta, é o
> que acredito.   Portanto não acho que tenha sido uma grande perda não
> termos assinado a carta.

Não entendi como você escreve isso se no início do seu texto você admite
que não tem informações do
contexto e, portanto, sem condições de emitir julgamento.

> Eu, por exemplo, acredito ser importante ter no nosso regimento uma regra
> que tenhamos no mínimo 1 semana para chegarmos a um consenso na lista
> pública se vamos assinar alguma carta ou não. Deliberemos isso semana que
> vem.

Ok. Apresento outra proposta para discussão.
Sempre que um pedido de assinatura seja apresentado a pessoa justifique o
que isso tem haver com
a missão da organização. Caso não haja nenhuma manifestação contrária ou
pedido de extensão
de prazo para análise dentro de 48 horas a assinatura já está aprovada.
Pedidos de extensão e
prazo se limitam a 1 semana.
Prever mecanismo de "fast track": situação apresentada com justificativa
para o prazo ser menor

Acho que por hora é isso.

Abs,

Gisele