[okfn-br] Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - solicitação de apoio

Quinta Junho 12 00:58:02 UTC 2014

Valeu por apresentar alternativas, Dani. Posso falar com o Jaako depois -
conheci bastante gente a OKFi na OKFestival de 2012, lembro só esse nome.

Vou pegar a definição da Wikipédia mesmo, [1] pois acho que estamos usando
o termo "burocracia" no sentido pejorativo. Alguma burocracia temos que
ter. Criar a Open Knowledge como organização, no formato de uma associação,
envolveu muita burocracia (mais do que eu esperava, em alguns momentos, o
que desanima) e a tendência é aumentar, na medida em que crescemos como
organização (para terem uma ideia, temos em torno de 17 freelas trabalhando
conosco nesse momento - projeto da Copa). Estou precisando urgentemente de
alguém para ajudar com questões administrativas - e, por e-mails sempre
centralizados em mim, mesmo quando temos pessoas já dedicadas a algumas
tarefas, mostra que é realmente difícil entender isso, por mais que eu
repita e tente descentralizar.

Temos que chegar a um consenso qual o melhor processo para o grupo sendo
formado - lembrando que nem tudo é estático, apesar de sempre estarmos
acostumados a um mundo como uma TV como meros assimiladores passivos. Dizer
que é mera burocracia é muito simplista. Sugestões concretas para melhorar
o processo (tem um pad, só editar e vamos melhorando) são sempre bem-vindas.

Vou analisar as propostas dadas (ouvi mais de uma vez sobre o liquid
democracy, mas nunca li a fundo) e tentar por no pad da reunião da semana
que vem para tentarmos convergir para algo que vamos moldando na medida em
que pomos a mão na massa.

Não gosto da ideia de 48h, pois pode ocorrer o caso de estamos em trânsito
(uma viagem a tarbalho, por exemplo) e decisões importantes serem tomadas
sem agente ativos terem a possibilidade de ao menos ler.

[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Burocracia

Em sociologia das organizações
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia_das_organiza%C3%A7%C3%B5es>,
*burocracia* é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por
regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de
responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações
impessoais.1
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Burocracia#cite_note-UOL_-Educa.C3.A7.C3.A3o-1>
Em princípio, o termo pode referir-se a qualquer tipo de organização -
empresas privadas, públicas, sociais, com ou sem fins lucrativos.

Popularmente, o termo é também usado com sentido pejorativo, significando
uma administração com muitas divisões, regras, controles e procedimentos
redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema; veja p.ex. em *red
tape <https://en.wikipedia.org/wiki/red_tape>*.

http://br.okfn.org