[okfn-br] A OK Brasil tem alguma coisa a ver com Participação Social?

Marco Túlio Pires mtrpires em gmail.com
Quinta Junho 12 13:49:20 UTC 2014

Eu penso nessa linha também. Acho que vale reflexão sobre o que de fato
esse decreto traz de novo em relação aos mecanismos já existentes de
participação popular no governo. E me soa estranho novos mecanismos de
representação para a tomada de decisões no governo executivo serem
decretados pelo próprio executivo. Não me parece estar no escopo do governo
executivo fazer esse tipo de asserção e, sim, do legislativo. Se formos
seguir algo que está no papel, nosso sistema de democracia representativa
já prevê uma série de canais de participação via audiências públicas,
consultas populares, reuniões com legisladores, grupos de lideranças
comunitárias, eleições diretas e eleições baseadas em listas abertas. Se
estes e outros mecanismos já existentes não estão sendo usados
"suficientemente" pela população cabe a reflexão se devemos mudar uma ponta
(como o cidadão lida com o nosso sistema democrático) ou a outra (as leis
que configuram os mecanismos de participação popular na tomada de decisões
do governo na nossa democracia).

On Jun 11, 2014 10:54 PM, "Yasodara Cordova" <yasodara.cordova em gmail.com>
wrote:

> Oi Gisele
>
> Eu acho que o debate sobre o aumento das vias para participação social na
"democracia" é sempre válido. o Decreto cita dados abertos e
acessibilidade, e eu acho que por causa disso o que poderia ser feito é uma
análise de cada ponto (não tem nada de novo no decreto), sem lançar mão do
recurso "apoio ou reprovo", pra não entrar no fla-flu eleitoral.

> Pessoalmente, pareceu contraditório que seja um decreto sobre
participação social. Deveria ter sido um projeto de lei, seguir o caminho
comum e tal... Mas é claro, vai servir pro debate, ou já está servindo.

gisele.craveiro em gmail.com> escreveu:

> [...]
cause of many of the economic, social and environmental problems that
plague us.

into poverty? Irresponsible, spendthrift politicians who rack up public
debt? Reckless inaction over climate change? No matter what your specific
grievances (and political persuasion) might be, it is evident that
politicians no longer represent our interests.

fighting these (and many other) concrete, pressing problems. Yet, perhaps
we should also start addressing the source from which they all stem.

what many believe, there are reasonable ways to fix them.