[okfn-br] Vamos criar um site de discussão para aumentar participação social?!

Haydee Svab haydee.svab em gmail.com
Terça Junho 17 17:59:33 UTC 2014

Vou responder um pouco do que sei (que é pouco...)

1- e-democracia -> é da esfera federal, do legisltativo (mais
especificamente da Câmara ds Deputados)
O Ferri fez um trabalho bom de análise aqui:

2 - Participatório -> nasceu na esfera federal, maas tem desdobramentos
regionais/locais. É focado na juventude é foi bastante importante nas
discussões (em diversas escalas) do Estatuto da Juventude que foi
recentemente aprovado - eu avaloi que tenha sido um espaço importante de
articulação nesse processo. Acho que tem um desenho muito semelhante ao
Participa.br, mas pelo que eu saiba (sem ctz) foi iniciativa anterior.

3 - Participa.br -> é da esfera federal, do executivo (mais especificamente
liga-se à Secretaria Geral da Presidência da República). Nasceu se não me
engano a partir do acúmulo de experiências do Gabiente Digital (RS) e do
Participatório. Tomou o atual nome/forma em 2013, após as amanifestações de
junho. Estou estudando ele um pouco para a monografia da minha
especialização.
Sobre discussão que achei relevante no Participa.br acho que o Marco Civil
da Internet foi uma delas, bem como a consulta sobre o decreto da Política
Nacional de Participação Social. Obviamente as discussões do Marco Civil
não desenvolveram-se apenas na plataforma, talvez por isso o sucesso. Já as
da PNPS tiveram menor propagação para além do Participa (avaliação minha) e
a aprovação do decreto inseriu-se em momento político diferente, talvez por
isso todo o ruído gerado.

Enfim eu acho que o Participatório e o Participa são muito próximos, mas o
e-democracia tem um desenho diferente.
Se precisaria haver 3 iniciativas (ou 2: e-democracia &
participa/participatorio)? Eu acho que sim e não.
Por um lado unir iniciativas é útil ao usuário, por outro, se houvesse
esforço de juntar iria ter um monte de gente criando ruído dizendo que o
Executivo ou o Legisltativo esa fazendo algo para além do seu poder,
prejudicando a independência de poderes, falando que é uma iniciativa
bolivariana de querer dar direção ideológica p/ os outros, etc.
Acho ainda que essa multiplicidade de iniciativas é algo muito comum no
ecossitema do mundo do SL: cada um (pessoa/órgão) pode personalizar para si
um core que é coletivo.

Não sei se ajudei muito...

Abs,

Haydée