[okfn-br] Vamos criar um site de discussão para aumentar participação social?!

Terça Junho 17 21:05:01 UTC 2014

Yaso, esse seu comentário é bem análogo ao meu num "debate" na Câmara
Municipal de São Paulo há alguns meses sobre um projeto de lei do Nobil
para implementação de software livre nos órgãos públicos. Ao notar que na
mesa e na plateia só havia gente pró-software livre, sugeri que ao invés de
fazer um debate, o melhor seria comprarmos uns salgadinhos, um vinho e
fazermos uma festa. Todos riram e seguiu-se o regojizo a cada vez que
alguém falava contra os males do software proprietário (ah, claro, mal
também do governo americano pois foi na época da divulgação da espionagem
do NSA). A única pessoa que poderia de certa forma contrapor essa mesa
(acho que eram uns 5 ou 6 pró-software livre) era um cara da PRODAM, que
muito provavelmente deixou de ir para não ser massacrado.

Isso só expõe nossa cultura (ou falta de) de aversão ao ou dificuldade de
lidar com o confronto de ideias. Não vai ser criando um site novo por
ministério que vai resolver esse problema, muito menos ampliar a
participação nessas discussões online - e não podemos esquecer que esses
sites tem custos, fora toda festa ao redor deles, coisa que organização
alguma tem como manter de modo decente, atualmente.

Obrigado, Yaso e Haydee, pelas explicações, as comento depois, se
necessário. Mas a Yaso tocou num bom ponto, o de que se não houver uma
mudança cultural (como catalisar?), vamos sempre ter essas iniciativas
inúteis para conversar entre amigos - daí é melhor criar uma comunidade no
facebook (ou a rede social pop do momento) e discutir sobre o jogo da
seleção ou a nova novela da noite.