[okfn-br] [ogp-br] Reunião de hoje a tarde - Re: Vamos criar um site de discussão para aumentar participação social?!

Yasodara Cordova yasodara.cordova em gmail.com
Quarta Junho 18 15:14:29 UTC 2014

Diego,

O decreto é bem bacana, mas como eu falei, deveria ter sido discutido de
forma ampla antes, ou ter sido levado em forma de projeto de lei pro
congresso. O debate é longo por lá, mas os resultados talvez mais efetivos.
Eu tenho visto alguns deputados e senadores com muito boa vontade pra
começar a conversar mais com seus representados, inclusive pela Web
(romário, lindberg, etc etc). Pra eles o decreto não faz muita diferença,
mas não os vejo como convidados ao debate (nem agora, após o decreto)
então, isso me desaponta sim. Nessa lista de convidados eu gostaria de ver,
por exemplo, o Eduardo Campos ou o Álvaro Dias. Falando como eleitora, e
não como amiga de ninguém, sequer conheço Pablo Capilé, Marcelo Branco,
Emicida, seja la quem for. Não voto nesses caras, não me interessa o que
pensam. Quero saber o que pensam os deputados, senadores e representantes
dos Ministérios, prefeituras, conselhos, etc.

Quanto a consultas, uma boa forma seria, por exemplo, fazer o que o Marcos
Souza fez na época da consulta do Direito Autoral. Eles deixaram o
posicionamento pessoal de lado e até o povo do Ecad foi chamado a
contribuir, o que fizeram em peso.

Eu sou a favor de parar de fazer "a festa da democracia" e exercê-la
direito, a começar chamando os deputados pra falar de lobby. Oh, mas o que
lobby tem a ver? - o lobby é uma forma de participação das EMPRESAS,
através de grana, que é largamente praticada. Todo mundo sabe que algumas
pessoas que representam empresas e outros tipos de instituições tem
transito aberto entre os poderes representativos e sim, levam vantagem.
Porque não podemos transformar o lobby numa atividade transparente e usar a
Web para colocar os representantes de empresas em pé de igualdade com
cidadãos? Porque as empresas não exercem lobby em consultas públicas? Será
que é efetiva uma consulta pública nesse sentido?

Vocês sinceramente acham que funciona um conselho X debater direcionamento
de impostos pra educação municipal isoladamente, por exemplo, em uma
plataforma Web, sem se conectar com o povo que representa as escolas
particulares, os representantes do Mec relacionados à esse assunto, os
deputados que têm projetos de leis que afetam essas áreas, etc etc? Em
algum ponto o online precisa ter uma forte interface com o offline pra
funcionar, senão é só simulacro. É preciso pensar na rede toda como um
mecanismo orgânico e não isolado.

É isso, eu acho que precisa de debate amplo, "transversal" - como cita o
decreto -  e com gente importante para o funcionamento da democracia em que
vivemos (não a imaginária perfeita). Com documentação de processos,
transparência, etc etc.

Yaso

∞ yaso.com.br <http://yaso.com.br>
∞ <http://yaso.eu>yaso.eu