[okfn-br] A OK Brasil tem alguma coisa a ver com Participação Social?

Jorge Machado machado em usp.br
Quinta Junho 19 22:19:36 UTC 2014

Olá pessoas,

Eis um texto que coloca luz sobre o decreto - e o autor é um tucanão de
carteirinha:

http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/06/1468885-luiz-carlos-bresser-pereira-democracia-participativa.shtml

Como autonomista, quando se trata de defender a participação social e a
democracia direta, apoio qualquer partido ou governo. E achei a carta da
Retps franca e objetiva. Concordo que o nome decreto é forte, mas é o
que legalmente cabe - mas muitos não sabem que só vale ao poder
executivo. Se coubesse, seria melhor "portaria", "instrução normativa"
ou mesmo um "memorandum" - como nos Estados Unidos, mas com uma força
equivalente a de um decreto. Penso que o ideal seria legal um PL para
obrigar os setores conservadores do legislativo discutirem
"participaçãon social", com algumas audiências públicas, tal como o
Marco Civil.

Voltando a raiz do problema, concordo que a OKBR precisa de mecanismos
de decisão que permitam debates dinâmicos e uma possível formação de
consensos. Por isso sugeri o Loomio. O Liquid feedback também é ótimo,
mas difícil de instalar e usar. Mas quem está disposto a usar essas
ferramentas?

Abs.,

Jorge